quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Jovens realizaram diálogos sobre direitos sociais e consciência política

A ação ocorreu no bairro Bananeira, em Jacobina/BA
Na última quarta-feira (28), jovens do curso de Formação de Lideranças da Juventude, desenvolvido pela COFASPI com apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviço, realizaram o encontro “Dialogando na/com a Juventude” com integrantes do Projeto Social Casa Rebeca, localizado no bairro Bananeira, em Jacobina/BA. “Nosso objetivo foi debater enquanto jovens, sobre o nosso papel mediante o cenário social vivenciado”, ressaltou uma das organizadoras, Daiane Santana que promoveu a atividade com outro participante do curso, Adriel Brito.
Durante o encontro foi exibido o documentário “A Revolta do Buzu” (2003), dirigido por Carlos Pronzato, sobre manifestações estudantis ocorridas em Salvador/BA. Em seguida, os/as participantes dialogaram sobre a construção da consciência política e a busca pela garantia de direitos como a educação que transforma as realidades sociais. As discussões tiveram a contribuição da docente Maria Aparecida Monteiro de Oliveira, mestranda em Educação e Diversidade, e do professor Lucas Guimarães, graduado em História pela Universidade do Estado da Bahia. A atividade também teve o apoio do Padre José e da coordenadora do Projeto Social Casa Rebeca, Maria Cléa.
“Os caminhos trilhados pela juventude brasileira se apresentam cada vez mais desafiadores e cheio de entraves, principalmente, no que se refere às camadas populares, na zona rural, nas periferias e guetos das áreas urbanas. O diálogo entre estes espaços é necessário, independente das barreiras, pois a juventude tem que se compreender como sujeito de direitos, assim como de deveres. A nossa rebeldia é transformadora, autônoma, realizando ações, mobilizando e mostrando novas opiniões e perspectivas para um futuro melhor”, defende a jovem Daiane Santana.

Curso – Entre os dias 19 e 21 do mês de agosto, cerca de 30 jovens de municípios do Piemonte da Diamantina participaram do 1° módulo do curso de Formação de Lideranças da Juventude. Como proposta, um dos mediadores das atividades, Farnésio Bráz, sugeriu que os/as jovens participantes do curso realizassem, antes do início do 2° módulo, ações sociais e mobilizadoras nos locais onde residem. Até o início de setembro, já foram realizadas, por exemplo, intervenções nas comunidades Saracura, Cachoeira dos Alves, Coqueiro e no bairro Bananeira, em Jacobina/BA.

Com informações de Daiane Santana e edição de Luna Almeida (Ascom/COFASPI)
Foto: Daiane Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário