sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Ourolândia/BA


Encontro em Ourolândia/BA reuniu grupos sociais para discutir políticas e projetos para o território Piemonte

Na última quinta-feira (17), integrantes de associações agrícolas e assentamentos rurais, localizados no território Piemonte, fizeram parte de um encontro, no auditório municipal de Ourolândia/BA, que também reuniu pessoas vinculadas a organizações, cooperativas, instituições de ensino, sociedade civil, poder público, dentre outras. O objetivo foi de propor discussões sobre temas diversificados, como o acesso a políticas e projetos para fomento à atividade agropecuária sustentável em cidades da região e a defesa de recursos naturais.
Uma das participantes foi a residente do Assentamento Santa Luzia em Ourolândia/BA, Jilcimar Silva, 39 anos, que pôde esclarecer dúvidas sobre a possibilidade de propor um projeto, em edital de chamada pública, com a finalidade de obter recursos financeiros para melhorar a produção agrícola familiar e a criação de animais no local onde mora, além de ter acesso à assistência técnica.
Aos agricultores e agricultoras foram apresentados também as ações e o modo de atuação do Colegiado Territorial de Desenvolvimento Sustentável do Piemonte da Diamantina, entidade sem fins lucrativos que tem metas como a criação de um plano territorial para fazer o levantamento de demandas dos municípios. A estratégia é de propor discussões em câmaras técnicas ou grupos de trabalho sobre juventude, meio ambiente, saúde e infraestrutura, por exemplo.
Agricultores e agricultoras conheceram os editais de chamada pública
Em seguida, houve o início do diálogo com representantes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) que, em parceria com organizações como a Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI), está divulgando editais de chamada pública que irão selecionar subprojetos orientados para o mercado da cadeia produtiva do leite e mercado da cadeia produtiva da apicultura e meliponicultura, com manifestação de interesse até 20 de setembro, bem como, subprojetos socioambientais, com manifestação de interesse até 25 de setembro, ambos voltados para associações e cooperativas agropecuárias dirigidas por agricultores/as familiares.
            Ainda durante o encontro, o professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Senhor do Bonfim, Américo Lopes apresentou o “Núcleo de Pesquisa e Extensão do Território Piemonte”, projeto que foi proposto por pesquisadores da instituição de ensino e aprovado no ano de 2014 em edital de apoio à implementação e manutenção de núcleos de extensão em desenvolvimento territorial. Serão realizados cursos, oficinas, dias de campo, apoio a atividades e projetos, além de outras ações na região.

Mobilizações – O encontro em Ourolândia/BA integra uma série de discussões que estão sendo realizadas em cidades do Piemonte. Outra reunião está prevista para acontecer no dia 15 de outubro, em Mirangaba/BA. Já os grupos de trabalho do Colegiado Territorial agendaram um encontro para a próxima segunda-feira (21/09), às 15h, na sala de reuniões da Secretaria da Fazenda, localizada na Av. Orlando Pires, nº 800, Jacobina/BA.

Mais informações

Endereço eletrônico do Colegiado Territorial: codeterpiemonte@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário