domingo, 3 de abril de 2011

VIAGEM DE ESTUDO - Conhecendo a COFASPI- REPRODUÇÃO DO BLOG DE ABIMAEL PASSOS

Na segunda-feira, além do coletivo de jovens do município de Capim Grosso, também conhecemos um pouco sobre a entidade que será nossa anfitriã durante toda essa semana, a COFASPI – Cooperativa de Assistência a Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte. Uma cooperativa fundada no ano de 2002, com o objetivo de prestar assistência tecnica agroecologica aos agricultores e agricultoras do Territorio do Piemonte da Diamantina. O diretor presidente Robson Aglayton, ficou responsavel pelas apresentações e considerações sobre os desafios e conquistas da cooperativa. Robson relata que houveram muitas dificuldades no inicio da COFASPI, mas com dedicação e muita luta de alguns cooperados a organização sobreviveu e hoje conta com varios projetos, a grande maioria são projetos governamentais, mas isto já garante uma certa sustentabilidade a entidade.

VIAGEM DE ESTUDO - Conhecendo a Feira Agroecológica e as Experiências de Permacultura

Na quarta-feira, dia 02/03 acordamos muito cedo para poder visitar a Feira Agroecologica de Jacobina. Local onde os agricultores e agricultoras familiares agroecologicos comercializam seus produtos. Segunda dona Conceição “a feira  proporcionou um local tranqüilo, onde ela chega com meus produtos e os clientes apenas vem pegar,  EU já tenho minha clientela certa, quando por alguma coisa que acontece e EU não posso ir pra feira, os clientes reclamam e sentem minha falta. Por isso faço de tudo para não perder nenhuma feira”.
A feira é um local diferenciado das feiras convencionais, não conseguimos enxergar multidões e/ou grandes concentrações de pessoas, isto é um fator positivo. Os clientes chegam, compram e vão embora. “Temos uma clientela certa, as pessoas já sabem aonde vão e o que vão querer comprar”, diz seu João!




Após a visita a feira agroecologica de Jacobina, partimos para o município de Umburanas, a 130 km de distancia de onde estávamos. Nosso destino é conhecer experiências no meio do sertão de cultivos de arvores permanentes, também conhecido como PERMACULTURA. Ao chegarmos fomos recebidos pelo Sr. Francisco e sua esposa D. Odete.  Na propriedade de  17 tarefas de terra pudemos observar uma grande diversidade de cultivos na mesma área. “Isto não é falta de zelo, mas é proposital, pois cada espécie de mato aqui, tem uma função no solo e para as próprias plantas. Cada uma fornece um tipo diferente de material (matéria orgânica) que ajudará na manutenção da outra”. Diz seu Francisco.

Ana Deise(esquerda); Seu francisco (Centro) Nubia e Erivania (direita).

- Faz 03 anos que não trabalho mais pra ninguém e minha família tira todo o sustenta da roça, diz Seu Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário