quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Quem Guarda Sempre Tem




ESPALHANDO DIVERSIDADE GENÉTICA

O projeto da COFASPI “Quem Guarda Sempre Tem” apoiado pela CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviço), está adquirindo o máximo de variedades de sementes crioulas (nativas) com os/as agricultores/as dos municípios do Piemonte da Diamantina nos quais os bancos de sementes estão sendo implantados, fazendo a troca dessas variedades entre estes. Os bancos são um modelo alternativo de administração coletiva da reserva de sementes necessária para o plantio, baseado no sistema de empréstimo e devolução.
Um desses agricultores é o senhor José de Oliveira Silva “seu Zé” e sua esposa Dejanira Pereira de Souza “Dona Fiinha”, a propriedade deles está localizada na Fazenda Lagoa Redonda no município de Jacobina - BA, saindo do parque de exposições em direção á Cachoeira dos Alves a 1,5km do parque, lado direito, vizinho a Robson da COFASPI e a Cleber.
A variedade adquirida com “Seu Zé” foi a do milho anão, de porte baixo, o qual também é chamado de milho moleque e milho de raposa. Este, tem o ciclo de 90 dias do plantio à colheita (seco) e maduro aos 60 dias, é plantado no espaçamento de 1,0m x 1,0m, ele adquiriu essa semente a cerca de 8 (oito) anos. Além do milho anão “Seu Zé” tem um quintal diversificado com fruteiras (como mamão, maracujá, banana, etc.), farmácia viva (como hortelã, capim santo, malva etc.), entre outras como o cravo da índia.
O que chama mais atenção é a forma de armazenamento, que ele faz em cabaça ao invés de garrafa pet, diferentemente da maioria dos agricultores que estocam sementes em casa, pois, segundo ele, a durabilidade da semente é maior. A época do plantio é no verão e no inverno, “Esse milho dá com duas chuvas e se tiver água direto pode plantar em qualquer época do ano” diz seu José de Oliveira Silva. Ele faz a seleção das sementes conforme o que é recomendado, eliminando os grãos das pontas da espiga e pegando as plantas que melhor se desenvolveram fazendo com que haja melhoria genética nos próximos plantios, assim permitindo que sua família produza e melhore sua própria semente.
A COFASPI convida os/as agricultores/as que tenham sementes para a venda ou doação e gostariam de participar dessa diversificação, a entrarem em contato conosco através de e-mail: cofaspi@yahoo.com.br ou do telefone (74) 3621-7036. Para aumentarmos a nossa quantidade de variedades e fazermos a distribuição para os bancos de sementes comunitários.

Izabella Zancanaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário