sexta-feira, 4 de março de 2016

Agricultores/as conhecem experiências de produção agroecológica em Jacobina/BA

                                                                        Texto e fotos: Luna Layse Almeida – Ascom/COFASPI

Visita à propriedade de famílias que comercializam produtos agroecológicos
“É um paraíso!”. Ao contemplar, pela primeira vez, a paisagem formada pela diversidade de plantas frondosas e o conjunto de serras, de onde escorrem as águas de pequenas nascentes na comunidade rural Cocho de Dentro, localizada no município de Jacobina/BA, agricultores/as que integram o “Projeto Buracica Sustentável e Solidária” (desenvolvido na região dos municípios de Alagoinhas/BA e Catu/BA) ficaram encantados com as singularidades do lugar, que emana cheiros, cores e sabores.
Ao serem recepcionados pela moradora Maria da Conceição Barreto, que conheceram durante a feira de produtos agroecológicos no centro da cidade, também trocaram experiências sobre a produção e comercialização de hortaliças e flores, técnicas de irrigação, além do uso de biofertilizantes, durante a caminhada pela propriedade onde ela mora, com o acompanhamento do coordenador do Projeto Apoio à Rede de Feiras Agroecológicas do Piemonte da Diamantina, que é executado pela COFASPI, Robson Aglayton.
A comunidade Cocho de Dentro está localizada no município de Jacobina/BA
Entre a travessia de pequenas pontes sob o curso das águas ou a contemplação das rosas encontradas ao longo do caminho, as pausas para observar e fazer perguntas sobre as espécies de hortaliças que Maria da Conceição, que é mais conhecida como Dona Ceiça na vizinhança, costuma plantar. Em seguida, a passagem para a roça ao lado onde mora outra Maria da Conceição, que também é agricultora dedicada à produção de alimentos saudáveis e criação de animais.
As andanças fizeram os/as visitantes identificarem semelhanças e distinções em relação ao modo como eles produzem, costumam fazer leiras mais altas e o solo das comunidades onde moram “não seguram água”, como explicou a agricultora de Catu/BA Maria Valdelice. Os integrantes do “Projeto Buracica Sustentável e Solidária” estiveram ainda na Associação Comunitária dos Moradores e Agricultores do Cocho de Dentro, onde são fabricados produtos e artesanatos feitos com o coco do babaçu.
Os/as agricultores/as participantes do “Projeto Buracica Sustentável e Solidária”, permaneceram em Jacobina/BA até a última quinta-feira (03). “A viagem foi tão importante pra mim que trouxe aprendizagem. Uma nova experiência sobre o jeito de trabalhar com a terra (...) e a organização dos agricultores/as. Essa eu gostei muito. O produtor aposta no que quer”, afirmou um dos agricultores do município de Alagoinhas/BA João Santana, ao descrever a relevância das atividades que acompanhou durante a permanência em Jacobina/BA.

Álbum de fotografias:


Agricultores/as do "Projeto Buracica Sustentável e Solidária" na feira de produtos agroecológicos, em Jacobina/BA

Hortaliças produzidas por famílias da Rede de Feiras Agroecológicas Solidária do Piemonte da Diamantina (REFAS)

Em Jacobina/BA, a comercialização de produtos agroecológicos é nas segundas e quartas-feiras

Hortaliças produzidas pela família da agricultora Maria da Conceição Barreto

Flores que são comercializadas nas feiras agroecológicas

A agricultora Maria da Conceição Barreto integra o Projeto REFAS

O coco do babaçu é beneficiado na Associação Comunitária, em Cocho de Dentro

Nenhum comentário:

Postar um comentário