terça-feira, 24 de agosto de 2010

INTERCÂMBIOS BANCOS DE SEMENTES CRIOULAS

A COFASPI convida toda a comunidade para participar do '1º ENCONTRO DE AGRICULTORES/AS FAMILIARES DE JACOBINA".

Local: Praça da Igreja do Divino Espírito Santos, Bairro dos Índios - Jacobina,Ba.


Data: 27/08/2010
Horário: das 6:00 as 11:00 hs Durante a Feira Orgânica

PROGRAMAÇÃO:

- Entrega das novas barracas padronizadas aos feirantes;(SUAF)

- Entrega das vesturárias patronizadas(ASCOOB CREDIMONTE)

- Intercâmbio com vistas à comecialização dos produtos da agricultura familiar de base ecológica;

- Intercâmbio com vistas a troca de sementes para incentivar a biodiversidade em nossa região. Constituição dos Bancos Comunitários de Sementes Crioulas;

- Visita às propriedades dos/as agricultores/as que participam da Feira Orgânica.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL 018/2010 - Resultado Final

COFASPI – COOPERATIVA DE ASSISTÊNCIA A AGRICULTURA FAMILIAR SUSTENTÁVEL DO PIEMONTE

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL 018/2010

Resultado Final

O Presidente da Comissão de Seleção de Pessoal da COFASPI – Cooperativa de Assistência a Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, instituída pela resolução 006/2010 de 05/01/2010 da presidência da Instituição, torna público que em virtude da grande abrangência deste edital tivemos que adiar por 02 (dois) dias a publicação deste resultado, ao mesmo tempo em que anuncia abaixo o resultado da fase final do processo seletivo (entrevistas) do Edital de Seleção 018/2010. Em tempo, solicitamos que o selecionado compareça na sede da entidade munido dos documentos (CPF, Carteira de Identidade e Comprovante de Residência) para efetivação da contratação.

Edital Território Selecionado
018/2010 Sisal --------------------José da Silva Santos

Jacobina, 12 de Agosto de 2010.

Fredson Rodrigues de Araújo
Presidente da Comissão de seleção

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PESSOAL 19/2010 - Resultado Final

COFASPI – COOPERATIVA DE ASSISTÊNCIA A AGRICULTURA FAMILIAR SUSTENTÁVEL DO PIEMONTE

O Presidente da Comissão de Seleção de Pessoal da COFASPI – Cooperativa de Assistência a Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, instituída pela resolução 006/2010 de 05/01/2010 da presidência da Instituição, anuncia abaixo o resultado da fase final do processo seletivo (entrevistas) do Edital de Seleção 19/2010. Em tempo, reiteramos que a contratação estará condicionada a liberação da primeira parcela do referido Convênio.

COMUNICADOR(A) POPULAR:

AUXILIAR ADMINISTRATIVO(A):

Josélia Araújo Silva

Solange Ferreira Silva Brito


ANIMADORES/AS:

Assis Pereira da Silva

Clériston Oliveira Santos


Jacobina, 12 de Agosto de 2010

Fredson Rodrigues de Araújo

Presidente da Comissão de seleção

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Quem Guarda Sempre Tem




ESPALHANDO DIVERSIDADE GENÉTICA

O projeto da COFASPI “Quem Guarda Sempre Tem” apoiado pela CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviço), está adquirindo o máximo de variedades de sementes crioulas (nativas) com os/as agricultores/as dos municípios do Piemonte da Diamantina nos quais os bancos de sementes estão sendo implantados, fazendo a troca dessas variedades entre estes. Os bancos são um modelo alternativo de administração coletiva da reserva de sementes necessária para o plantio, baseado no sistema de empréstimo e devolução.
Um desses agricultores é o senhor José de Oliveira Silva “seu Zé” e sua esposa Dejanira Pereira de Souza “Dona Fiinha”, a propriedade deles está localizada na Fazenda Lagoa Redonda no município de Jacobina - BA, saindo do parque de exposições em direção á Cachoeira dos Alves a 1,5km do parque, lado direito, vizinho a Robson da COFASPI e a Cleber.
A variedade adquirida com “Seu Zé” foi a do milho anão, de porte baixo, o qual também é chamado de milho moleque e milho de raposa. Este, tem o ciclo de 90 dias do plantio à colheita (seco) e maduro aos 60 dias, é plantado no espaçamento de 1,0m x 1,0m, ele adquiriu essa semente a cerca de 8 (oito) anos. Além do milho anão “Seu Zé” tem um quintal diversificado com fruteiras (como mamão, maracujá, banana, etc.), farmácia viva (como hortelã, capim santo, malva etc.), entre outras como o cravo da índia.
O que chama mais atenção é a forma de armazenamento, que ele faz em cabaça ao invés de garrafa pet, diferentemente da maioria dos agricultores que estocam sementes em casa, pois, segundo ele, a durabilidade da semente é maior. A época do plantio é no verão e no inverno, “Esse milho dá com duas chuvas e se tiver água direto pode plantar em qualquer época do ano” diz seu José de Oliveira Silva. Ele faz a seleção das sementes conforme o que é recomendado, eliminando os grãos das pontas da espiga e pegando as plantas que melhor se desenvolveram fazendo com que haja melhoria genética nos próximos plantios, assim permitindo que sua família produza e melhore sua própria semente.
A COFASPI convida os/as agricultores/as que tenham sementes para a venda ou doação e gostariam de participar dessa diversificação, a entrarem em contato conosco através de e-mail: cofaspi@yahoo.com.br ou do telefone (74) 3621-7036. Para aumentarmos a nossa quantidade de variedades e fazermos a distribuição para os bancos de sementes comunitários.

Izabella Zancanaro

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PESSOAL - 19/2010
RESULTADO PARCIAL – 1ª FASE

O Presidente da Comissão de Seleção de Pessoal da COFASPI – Cooperativa de Assistência a Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, instituída pela Resolução 006/2010 de 05/01/2010 da presidência da Instituição, torna público o resultado da primeira fase do processo seletivo (Análise de currículos) do Edital 19/2010 e comunica que as entrevistas serão adiadas para o dia 10 de Agosto do corrente ano. Desta forma convidamos os selecionados abaixo relacionados, à comparecer na sede da entidade, situada a Rua da Aurora, 90 Leader, Jacobina, Bahia, às 9:00 horas. Maiores Informações pelo (74) 3621 7036.

COMUNICADOR(A) POPULAR:
Fabio Oliveira de Carvalho
Itamara Costa
Jeane Pedreira Evangelista
Klecia Elaine Ramos dos Santos

ANIMADOR/A:
Assis Pereira da Silva
Benedito Rios de Oliveira
Clériston Oliveira Santos
Edinei Batista da Silva
Eduardo Souza Alves
Jaquiele Lopes de Oliveira
Magno da Silva Marques
Railson Nascimento Silva
Rogério Oliveira Silva

AUXILIAR ADMINISTRATIVO:
Ana Paula Gomes da Silva
Josélia Araújo Silva
Michele Silva Corrêa
Solange Ferreira Silva Brito
Torlone da Silva Castro

Jacobina - BA, 05 de Agosto de 2010

Fredson Rodrigues Araújo
Presidente da Comissão de Seleção de Pessoal

Edital de Seleção de Pessoal 018/2010 - RESULTADO PARCIAL

Edital de Seleção de Pessoal 018/2010

RESULTADO PARCIAL

O Presidente da Comissão de Seleção de Pessoal da COFASPI – Cooperativa de Assistência a Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, instituída pela Resolução 006/2010 de 05/01/2010 da presidência da Instituição, torna público que devido ao grande número de currículos que chegaram tivemos que adiar por 01(um) dia o resultado da primeira fase do processo seletivo (Análise de currículos) do Edital 018/2010 e, comunica que as entrevistas serão realizadas no dia 09 de agosto do corrente ano, na sede da entidade situada à Rua da Aurora, 90, Leader, Jacobina, Bahia, conforme tabela abaixo:

Edital 018/2010
Território Sisal

Selecionado(a) Horário da Entrevista

José da Silva Santos -----09:00 hs
Deise Ramos dos Santos ---09:30 hs



Jacobina/BA, 05 de agosto de 2010.


Fredson Rodrigues de Araujo
Presidente da Comissão de Seleção de Pessoal