quinta-feira, 30 de março de 2017

Plenária Territorial

💚 ECONOMIA SOLIDÁRIA | No dia 6 de abril, a cidade de Jacobina/BA vai sediar a Plenária Territorial que deve reunir representantes de grupos de economia solidária, associações comunitárias, sindicatos, sociedade civil e poderes públicos do Piemonte da Diamantina. Durante a programação, serão discutidas propostas para fortalecimento de atividades produtivas sustentáveis protagonizadas por pessoas que, de forma coletiva, se organizam para produzir, comercializar, trocar produtos e/ou serviços. Participe!


segunda-feira, 27 de março de 2017

AVISO DE CANCELAMENTO DA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA


Ficam informados os Senhores Cooperados acerca do cancelamento da Assembléia Geral Ordinária que ocorreria no dia 28 de março de 2017, às 07:30 horas, na sede da Cofaspi cuja ordem do dia consistia na:

  1.  Apresentação de Relatório da Administração, Demonstrativo Contábeis e Prestação de Contas dos Órgãos da Administração do exercício financeiro de 2016 e Parecer do Conselho Fiscal;
  2. Destinação das sobras ou rateio das perdas de 2016;
  3. Eleição e posse dos membros da diretoria administrativa;
  4. Eleição do conselho fiscal;
  5. Aprovação do plano de atividade 2017.

A desconvocação da Assembléia foi decorrente do Parecer Jurídico e Contábil emitidos pelas Assessorias os quais recomendam a suspensão do procedimento eleitoral, por irregularidade apontadas detalhadamente no Parecer Jurídico.

Em razão do cancelamento da Assembléia Geral Extraordinária, fica sem efeito o Edital de Convocação publicado no jornal Tribuna Regional, no mural da Cooperativa e no Blog da Cofaspi no dia 18/03/2016 até ulterior deliberação.


Jacobina/Ba, 27 de março de 2017.


Leonardo Lino Carvalho                          Farnésio Bráz dos Santos
Presidente                                               Diretor Financeiro

quarta-feira, 22 de março de 2017

NÃO HÁ ROMBO, HÁ ROUBO

No pique da embolada 
Vou cantando esse repente
Para falar da previdência 
e de tudo que acontece
Esta previdência é nossa
E com ela ninguém mexe.
A previdência é nossa;
E o direito seu também,
Se tu não vier pra luta;
Nós vamos ficar refém.
A reforma da previdência
Envergonha a nós também
No dia que a terra parou
E o Brasil se acordou
O povo aqui percebeu
Que “Ele” nos roubou
Isso tudo é mais um golpe
E neste golpe eu não vou.
Temer tem que sair fora
E deixar o Brasil andar
O povo já não aguenta
Esse golpe não vai rolar
O Brasil todo unido
Para a democracia voltar
Os brasileiros estão cansados
De tanta corrupção
O direito a aposentadoria
É de todo cidadão
ESSE ROMBO É UM ROUBO
E não queremos isso não
Autor: Geovane Sousa
Membro do Curso de Formação de Lideranças da Juventude
Rede Territorial de Jovens (Piemonte da Diamantina)

segunda-feira, 20 de março de 2017

Comunidade de Canabrava faz mutirão de limpeza do Rio Payayá

O dia de São José renova a fé do povo nordestino, traz esperança de dias de chuva, segundo a crença popular, chuva no dia de São José significa ano de boa colheita e fartura.

A esperança do retorno das chuvas para abastecer os rios da região, motivou a comunidade de Canabrava de Saúde a se organizar em mutirão para limpeza do lixo que ao longo do tempo se acumulou ao redor do Rio Payayá. O mutirão foi realizado neste domingo (19) dia de São José e contou com a participação dos moradores da comunidade, membros da associação e participantes do Projeto pró Semiárido que é executado pela COFASPI em parceria com o Governo do Estado.

Que a ação da comunidade de Canabrava possa servir de incentivo para outras iniciativas de preservação do meio ambiente, em especial dos rios, aguadas e nascentes.

 

sexta-feira, 10 de março de 2017

Mulher

Texto:  Antonia Freitas Maia Neta (técnica agropecuária)

Homenagem à semana das mulheres
Obra prima que Deus deu os toques mais suaves, as curvas mais formosas, coração quebrantado, flor que exala o amor, aquela que é capaz de dar a vida pelo filho que gerou ou adotou.

Formosa, mistura de serenidade com inquietude são suas marcas registradas, de colo agigantado pelo afeto, transborda segurança no palco do medo, capaz de curar com um singelo abraço e um beijo, um elo entre o imediato e o futuro, tem o dom de batalhar e transformar sonhos em realidade; ousada, disposta, proativa, dinâmica, corajosa, até na fragilidade é forte, mesmo com medo é segura, pequena que se engrandece diante das lutas, mesmo em meio a dor consegue trazer calmaria e êxtase; suavidade que se empodera de rusticidade sem perder o encantamento da singeleza, se reinventa a cada nova batalha.

Resiliente, especialista em apaziguar e quando é necessário sacode o mundo e revoluciona apenas com um olhar e algumas palavras.

Mesmo distraída tem um radar captador com memoria interna grandiosa, mistura de lágrimas e alegrias, mesmo zangada sorrir, e com um belo sorriso estampado esconde um coração ferido pelas marcas da vida.  Capaz de carregar grandes fardos, algumas suportam o insuportável, desde a dor de um parto, até a dor mais cruel de partir, morrer, quem um dia carregou no ventre, jamais será a mesma, porém com muita fé segue em frente, tem Deus como seu escudo e professa com destemor. Renuncia o seu EU para viver o NÓS familiar, se curva diante de Jesus para implorar pela proteção e sucesso familiar, dedica sua existência em transformar vidas, não tem medo do NÃO, que para ela nunca é definitivo quando vislumbra e acredita em uma resolução plausível para conquista do sim.

É a força, o pilar da família, mão amiga, que afaga, firmeza sem hostilidade, beleza de borboleta, dotada da coragem e disposição de uma tigresa, dona de inteligências múltiplas, valorizam e vivem de afeto, presume um mundo melhor, enfrenta colossal pelejas e se torna protagonista de uma linda história independente do quão árdua tenha sido sua existência.

Mulher não se esqueça do seu real valor e do tesouro que Deus te criou, e de quantas batalhas travou para se empoderar dos princípios da isonomia. Feliz quem tem uma MULHER sábia, virtuosa, em sua vida, terá sempre uma inquietude atrelada à sensatez, regado a muito amor.

quinta-feira, 2 de março de 2017

Jovens da comunidade de Mangabeira em Mirangaba, se reúnem para discutir problemas juventude da comunidade

Na última sexta feira (24), jovens da comunidade de Mangabeira, município de Mirangaba se reuniram para trocar experiências e discutir problemas comuns da juventude do povoado. A reunião, realizada na escola da comunidade, contou com a participação de diversos jovens e resultou na criação do grupo de jovens de Mangabeira que se reunirá quinzenalmente para debater temas de interesses coletivos, discutir problemas e propor soluções, tal como desenvolver ações de cunho social, cultural, esportivo e ambiental para o desenvolvimento da comunidade. O grupo também tem como objetivo fortalecer os laços afetivos e fortalecer a organização da comunidade.


O próximo encontro do grupo de jovens de Mangabeira já está agendado para dia 10 de março  com o tema: juventude e drogas.

As ações são apoiadas pela COFASPI e CODETER por meio do curso de formação de lideranças.