quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Atividades Lúdicas

Encontro em Umburanas/BA
Criançada reunida para desenvolver atividades lúdicas, organizadas pelo técnico Farnésio Bráz, enquanto os familiares participavam da assembleia do #PróSemiárido na comunidade Delfino, em Umburanas/BA

O Pró-Semiárido, resultado da parceria entre o Governo da Bahia e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola, é desenvolvido pela #COFASPI, em convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em quatro municípios baianos. Outras nove entidades de assistência técnica também mediam ações do projeto.

Álbum de imagens:




Assembleia em Umburanas/BA

Em assembleia formada por mais de 120 moradores/as das comunidades rurais Caraíbas, Bela, Volta da Serra e Alagoinhas, em Umburanas/BA, que formam um dos territórios rurais do #PróSemiárido, foram escolhidos representantes e grupos de interesse para dar início às construções participativas de planos de ações para o desenvolvimento rural sustentável das comunidades. A atividade foi realizada quinta-feira (22) no povoado Delfino, localizado a cerca de 50 km do centro de Umburanas/BA.

Pró-Semiárido – Ao todo, o projeto, com convênios firmados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural com dez entidades de assistência técnica, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), abrange 32 municípios. Destes, a #COFASPI atua em quatro na etapa inicial: Ourolândia, Mirangaba, Saúde e Umburanas, na Bahia, acompanhando cerca de 1.400 famílias.


terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Encontro reuniu lideranças e representantes públicos do Piemonte da Diamantina

Reunião técnica em Jacobina/BA
Nesta terça (21), em Jacobina/BA, representantes de organizações públicas, movimentos sociais, associações comunitárias, cooperativas e sociedade civil participaram de reunião técnica sobre a organização dos Serviços Territoriais (SETAF) e Municipais (SEMAF) de Apoio à Agricultura Familiar no Piemonte da Diamantina. O encontro foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) da Bahia e está previsto para ocorrer nos 27 territórios de identidade do estado.

Participaram da mesa de abertura, representantes de instituições públicas, além da coordenadora do colegiado territorial do Piemonte da Diamantina, Inaiara Nunes, e um dos integrantes do consórcio público do Piemonte da Diamantina, Richard Silva. Durante os diálogos, o presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, destacou a possibilidade de fortalecimento das ações para o desenvolvimento rural com a parceria dos municípios, por meio de convênios e projetos.  “O objetivo é que a gente possa ter no mesmo ambiente diversas políticas do meio rural”, completou.

Álbum de imagens:




segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Versos e rimas


Autoria: Morador da comunidade Dionísia, em Mirangaba/BA, Genivaldo é um dos participantes das reuniões e atividades previstas para a etapa inicial do Projeto Pró-Semiárido, que é desenvolvido pela #COFASPI em quatro municípios baianos com apoio do Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR)

*Transcrição literal, respeitando a originalidade e marcas culturais da linguagem 

Pesso um pouco de atenção
Para meus versos rima
Para não ser deselegante
É preciso saber falar

Falamos de pontos forte
Que hoje já acabou
O namoro de buraco
Lá atrás já ficou

Mas tem coisas boas
Que é preciso resgatar
Um deles é o samba de roda
Que alegria vem nos dar

Tem tambem a mandioca
Que tem muito valor
Para ser bem cultivada
É preciso ter amor

Olha só o babaçu
Hoje é revolução
Retirado da natureza
E hoje nos da o pão

Sem falar no oricurí
Que chegou para ficar
E com muita atenção
Que nos vamos trabalhar

É preciso compromisso
E também disposição
Para se firmar no projeto
É preciso união

Vamos falar de galinha
Que não da pra dispensa
Com o sem condições
É preciso criar

Agora é a vez dos bovinos
Que muito nos ajudou
Leite queijo e coalhada
Todos nos já aprovou

Temos as ortaliças
Para o tempero criar
Com os quintais produtivos
Vamos agora plantar

Falamos de quase tudo
Pouca coisa faltou
Vamos ser perspectivos
A oportunidade chegou

Falta d’água e vaca velha
Até isso se lembrou
Vamos fazer uma oração
E chamar por nosso senhor

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Oficina sobre qualificação de produtos reuniu agricultoras e agricultores familiares

A atividade foi realizada em Jacobina/BA
Cerca de trinta agricultoras e agricultores familiares da Rede de Feiras Agroecológicas Solidárias do Território Piemonte (REFAS) se reuniram na última terça-feira (31), em Jacobina/BA, para participar de uma oficina sobre qualificação de produtos. A atividade integra ações do Projeto de Apoio à Refas; desenvolvido pela COFASPI com apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) da Bahia; para formalizar e fortalecer o trabalho desenvolvido, em municípios baianos, por famílias agricultoras que produzem, consomem e comercializam alimentos saudáveis.
Feirinha agroecológica em Mirangaba/BA
Um dos objetivos do encontro, conforme esclareceu o coordenador Joelton Belau durante a oficina, foi compreender como a qualidade desses alimentos agroecológicos, que chegam à mesa dos/as agricultores, de seus familiares e ainda de outros diversos públicos por meio das feirinhas agroecológicas, pode melhorar a saúde do meio ambiente e dos/as consumidores/as. Dentre os benefícios, as agricultoras e agricultores ressaltam, por exemplo, que são alimentos sem venenos, com maior durabilidade e de sabor diferenciado.
“É tão bom quando as pessoas confiam na gente”, comemorou a agricultora Maria Inês que participa da feirinha realizada nas sextas-feiras, em Caém/BA. Ela conta que alguns dos seus clientes lhe perguntam na feira sobre o modo como produz os alimentos que comercializa. Ao esclarecer, Maria Inês faz questão de explicar sobre o uso do esterco animal para nutrir os solos e dos biofertilizantes naturais para afastar insetos das leiras. Também faz um convite aos visitantes/as da barraca (que tem o símbolo da REFAS e é caracterizada pelas cores verde-escuro das lonas): chama para conhecer a roça onde planta hortaliças diversificadas e ver de perto como é a produção que desenvolve.

Assistência – Com o intuito de fortalecer a gestão e comercialização de produtos agroecológicos em municípios do Piemonte da Diamantina e Piemonte Norte do Itapicuru, a COFASPI desenvolve o Projeto Apoio a Rede de Feiras Agroecológicas em Jacobina, Miguel Calmon, Caém, Saúde, Ourolândia, Mirangaba, Capim Grosso, Filadélfia, Ponto Novo e Caldeirão Grande, na Bahia, onde famílias agricultoras têm acompanhamento técnico. Além de participar de atividades para fomentar a formalização da REFAS e/ou o aprimoramento de práticas agroecológicas.


Texto: Luna Layse Almeida – Ascom/COFASPI
Álbum de imagens:






quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Reuniões e assembleias do Pró-Semiárido são realizadas em Mirangaba/BA

Em assembleia, realizada no centro de Mirangaba/BA, foram reunidos moradores/as de comunidades rurais
No mês de janeiro, moradores/as de comunidades rurais de Mirangaba/BA participaram de reuniões e assembleias do projeto Pró-Semiárido em localidades onde serão elaborados planos de ações para o fortalecimento da assistência técnica, agroindustrialização e produção sustentável. Os encontros são organizados pela Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI) - uma das entidades que irá mediar a etapa inicial do projeto, que é resultado da parceria entre o Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
“Vamos escutar as comunidades e desenvolver o que for do interesse de vocês”, ressaltou o coordenador, Robson Aglayton da COFASPI, durante reunião. O intuito é de que o plano de ações seja construído de modo participativo, com o diálogo entre as famílias e apoio da equipe técnica da cooperativa e da CAR. Deste modo, durante as assembleias são formados grupos de interesse, após a escolha coletiva de setores agrícolas e não-agrícolas em que a maioria dos/as moradores/as das comunidades deseja fortalecer. A agricultora Geni Silva, da comunidade Olhos D’água, em Mirangaba/BA, participou de uma das assembleias e optou por integrar o grupo de quintais produtivos com o objetivo de ampliar a criação de animais e produção agrícola que já desenvolve.
Reuniões de grupos na comunidade Paranazinho, em Mirangaba/BA
Nos encontros, também é realizada votação aberta para escolher um/a jovem agente rural do território, responsável pela mobilização das comunidades, além de selecionar associações comunitárias locais para firmar convênios com a CAR e definir uma comissão de moradores/as para acompanhar o andamento das ações previstas para a etapa inicial do projeto, a exemplo de oficinas de planejamento e capacitações. Durante o processo de votação, foram respeitados critérios de gênero, etnia e participação de jovens.


Pró-Semiárido Ao todo, o projeto, com convênios firmados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural com dez entidades de assistência técnica, por meio da CAR, abrange 32 municípios. Destes, a COFASPI irá atuar em quatro na etapa inicial: Ourolândia, Mirangaba, Saúde e Umburanas, na Bahia, acompanhando cerca de mil famílias. As ações da cooperativa são desenvolvidas por uma equipe formada por técnicos/as agrícolas e profissionais das ciências agrárias, além de ter o acompanhamento de equipes e supervisores da CAR. 

Texto e fotos: Luna Layse Almeida – Ascom/COFASPI