sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Juventude

Neste sábado tem bate-papo com a juventude na comunidade Barrocão de Cima, em encontro promovido por mais um jovem que participa do curso de Formação de Lideranças da Juventude, desenvolvido pela#COFASPI com o apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviço. Não deixe de prestigiar! ;)



quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Jovens realizaram diálogos sobre direitos sociais e consciência política

A ação ocorreu no bairro Bananeira, em Jacobina/BA
Na última quarta-feira (28), jovens do curso de Formação de Lideranças da Juventude, desenvolvido pela COFASPI com apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviço, realizaram o encontro “Dialogando na/com a Juventude” com integrantes do Projeto Social Casa Rebeca, localizado no bairro Bananeira, em Jacobina/BA. “Nosso objetivo foi debater enquanto jovens, sobre o nosso papel mediante o cenário social vivenciado”, ressaltou uma das organizadoras, Daiane Santana que promoveu a atividade com outro participante do curso, Adriel Brito.
Durante o encontro foi exibido o documentário “A Revolta do Buzu” (2003), dirigido por Carlos Pronzato, sobre manifestações estudantis ocorridas em Salvador/BA. Em seguida, os/as participantes dialogaram sobre a construção da consciência política e a busca pela garantia de direitos como a educação que transforma as realidades sociais. As discussões tiveram a contribuição da docente Maria Aparecida Monteiro de Oliveira, mestranda em Educação e Diversidade, e do professor Lucas Guimarães, graduado em História pela Universidade do Estado da Bahia. A atividade também teve o apoio do Padre José e da coordenadora do Projeto Social Casa Rebeca, Maria Cléa.
“Os caminhos trilhados pela juventude brasileira se apresentam cada vez mais desafiadores e cheio de entraves, principalmente, no que se refere às camadas populares, na zona rural, nas periferias e guetos das áreas urbanas. O diálogo entre estes espaços é necessário, independente das barreiras, pois a juventude tem que se compreender como sujeito de direitos, assim como de deveres. A nossa rebeldia é transformadora, autônoma, realizando ações, mobilizando e mostrando novas opiniões e perspectivas para um futuro melhor”, defende a jovem Daiane Santana.

Curso – Entre os dias 19 e 21 do mês de agosto, cerca de 30 jovens de municípios do Piemonte da Diamantina participaram do 1° módulo do curso de Formação de Lideranças da Juventude. Como proposta, um dos mediadores das atividades, Farnésio Bráz, sugeriu que os/as jovens participantes do curso realizassem, antes do início do 2° módulo, ações sociais e mobilizadoras nos locais onde residem. Até o início de setembro, já foram realizadas, por exemplo, intervenções nas comunidades Saracura, Cachoeira dos Alves, Coqueiro e no bairro Bananeira, em Jacobina/BA.

Com informações de Daiane Santana e edição de Luna Almeida (Ascom/COFASPI)
Foto: Daiane Santana

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Roda de Conversa

Jovem que integra o curso de formação de lideranças, desenvolvido pela #COFASPI com o apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviço, realiza encontro nesta quinta (29), às 19h, na comunidade Coqueiro. O tema da roda de conversa, organizada por Josiane Santana, é a juventude rural e participação popular. Não perca!


segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Oficina de Elaboração do PTDSS

Estamos na fase de Elaboração do Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável e Solidário (PTDSS) do território Piemonte da Diamantina. Precisamos da participação de todos os municípios e representantes das diversas áreas.
Como elaborar um plano sem ouvir a demanda das mulheres, juventude, cultura, educação, saúde, segurança, agricultura, economia solidária e as diversas áreas?
Chegou o momento de participarmos.
Quando? Dia 20 de setembro de 2016
Onde? Sindicato dos Comerciários de Jacobina
Horário? Das 9 às 17h.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

EnconASA Regional

Agricultoras e agricultores familiares, integrantes da #COFASPI e daCactus - Associação de Assessoria Tecnica participam do EnconASA Regional nos dias 8 e 9 de setembro, em Jacobina/BA. Durante o primeiro dia do evento, será realizado um debate sobre a Articulação do Semiárido (ASA) e sua trajetória, além de diálogos sobre o atual cenário político do Brasil. Na sexta-feira (8), se reúnem apenas os/as delegados/as escolhidos/as para discutir sobre o Estatuto da AP1MC e desenvolver sugestões que, posteriormente, serão socializadas na etapa estadual do EnconASA.


terça-feira, 6 de setembro de 2016

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Ato em Jacobina/BA

União da Juventude Socialista realiza ato contra o golpe nesta quarta, dia 7 de setembro:


Inscrições para Curso Online de Agroecologia do Caerdes começam quarta (7)

O curso terá dez módulos com temas relacionados à agroecologia
Texto e foto: Luna Layse Almeida - Ascom/COFASPI

Nesta quarta (07), começam as inscrições para o segundo curso de Agroecologia e Agricultura Orgânica na modalidade de Ensino à Distância (EaD). Com atividades gratuitas, visa capacitar estudantes, agricultoras/es e demais públicos interessados em conhecer os modos de produção sustentável. Ao todo, serão disponibilizadas 4 mil vagas.
O curso é promovido pelo Centro de Agroecologia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável (Caerdes), da Universidade do Estado da Bahia, Campus Juazeiro e será ministrado pelo professor Dr. Jairton Fraga. Para concorrer às vagas, é necessário fazer inscrição online, entre os dias 07/09/2016 e 30/09/2016, por meio do link: caerdes.blog.br/register.
O material das aulas é composto de conteúdo disponibilizado on-line por meio de videoaulas, textos (em português e espanhol) e cartilhas, que são distribuídos em 10 módulos de unidades de aprendizagem. Serão abordados temas relacionados à agroecologia, a exemplo de produções de compostagem, uso de pó-de-rocha, adubação verde, irrigação, manejo agroecológicos de “pragas e doenças”, dentre outros. 

Mais informações no edital n° 01/2016: http://caerdes.blog.br/edital-no-012016-do-ii-curso-de-agroecologia-e-agricultura-organica/

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Serviços para a agricultura familiar foram anunciados pelo Governador da Bahia, em Jacobina


Nesta sexta-feira (02), representantes da Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI) participaram de cerimônia em que o Governador da Bahia, Rui Costa, inaugurou obras de abastecimento de água dos Distritos Junco e Paraíso, localizados em Jacobina/BA, e anunciou serviços para a agricultura familiar. O evento contou também com a participação do Secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, além de outros representantes políticos e integrantes de organizações sociais.

Durante a cerimônia, agricultores familiares receberam títulos de domínio de terra e o governador, Rui Costa, autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural a firmar convênios no âmbito do programa Bahia Produtiva. Após o evento, a visita do governador ao município de Jacobina/BA foi encerrada com almoço na residência do candidato à prefeitura Amaury Teixeira.

Álbum de fotografias: