quarta-feira, 23 de março de 2016

Jacobina/BA em defesa da legalidade e democracia!

Uma luta em defesa de direitos conquistados pelo povo! Não podemos aceitar retrocessos. Queremos continuidade e avanços em políticas para a melhoria na qualidade de vida de populações que historicamente foram marginalizadas (negros, mulheres, LGBTs, índios, nordestinos, etc).

Confirme a sua presença na página do ato, que será dia 31/03: https://www.facebook.com/events/909707425793491/




segunda-feira, 21 de março de 2016

Chamada pública do MDA seleciona artistas para Mostra da Conferência Nacional de ATER


Pessoas que moram ou desenvolvem ações no rural brasileiro podem se inscrever, pela internet, na chamada pública que vai selecionar 50 artistas para se apresentarem, em Brasília, na Mostra Cultural da 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, que será realizada de 31 de maio a 3 de junho de 2016.
Os proponentes poderão participar, em atividades individuais e coletivas, das categorias: Artes Cênicas (teatro, dança e circo), Audiovisual e Exposições, Comunicação, Oficinas e Vivências, Música e Cultura Popular. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai custear passagens, hospedagens, alimentação dos participantes e vai oferecer cachê simbólico entre R$ 1.000 e R$ 2.000 para cada proposta individual ou coletiva.
                                                                                                          

quarta-feira, 16 de março de 2016

Reunião de mobilização será realizada nesta quarta-feira (16), em Jacobina/BA



Grupos de Jacobina/BA se mobilizam para ato em Salvador/BA dia 18/03


Uma reunião foi realizada na noite de terça-feira (15)
Integrantes da Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI) participaram, na noite da última terça-feira (15), de uma reunião realizada, em Jacobina/BA, com o intuito de dialogar, principalmente, sobre as mobilizações para o ato nacional do dia 18 de março, em defesa da democracia. O encontro teve ainda a participação de representantes de movimentos sociais, instituições de ensino, partidos políticos, sociedade civil, dentre outros.
Foram discutidas propostas para convocação de grupos sociais de Jacobina/BA a participarem da manifestação na capital da Bahia - um dos 26 estados onde os atos devem ser realizados – e ainda sobre a possibilidade de conseguir alguns veículos para a viagem de Jacobina/BA a Salvador/BA. Outro tema levantado, foi sobre a articulação de representantes de outras cidades do Território Piemonte da Diamantina, para que avaliem a viabilidade de mobilizar e fornecer transportes para a participação de pessoas desses municípios no ato de sexta-feira (18).
Ao final, foi feito o agendamento de outra reunião, em Jacobina/BA, a ser realizada nesta quarta-feira (16), às 19h, no Sindicato dos Bancários, localizado na Rua da Aurora. O encontro será, principalmente, para discutir questões referentes à viagem de pessoas de Jacobina/BA que devem seguir para Salvador/BA na manhã de sexta-feira (18). 


O intuito da reunião foi de planejar a mobilização de pessoas para o ato em Salvador/BA
Um dos temas discutidos foram as propostas de convocações de grupos de Jacobina/BA
Outra reunião foi agendada para esta quarta-feira (16), no Sindicato dos Bancários, em Jacobina/BA

segunda-feira, 14 de março de 2016

Fomento Mulher

Trabalhadoras assentadas da reforma agrária atendidas por serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) podem acessar a linha de crédito Fomento Mulher, desde que atendam aos pré-requisitos descritos na cartilha do Ministério do Desenvolvimento Agrário, disponível para download: http://goo.gl/9n9tgb. Acesse e saiba também como o recurso financeiro pode ser utilizado para fortalecer a segurança e soberania alimentar de famílias rurais.




quarta-feira, 9 de março de 2016

Curso de Pedreiros - Projeto Mais Água II

Começou terça-feira (08) em Pindobaçu/BA, o último curso de pedreiros do Projeto Mais Água II, que visa aprimorar saberes e técnicas sobre a construção da cisterna calçadão, tecnologia social com potencial para contribuir na captação e armazenamento da água utilizada na produção agroecológica de agricultores/as do Semiárido.

Mais Água II - Famílias de oito cidades da Bahia são beneficiadas pelo projeto, que tem parceria com o Governo do Estado da Bahia por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional/Secretaria de Desenvolvimento Rural e do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Apresentação do curso durante a abertura, no Assentamento Nova Canaã

O curso tem data prevista para ser finalizado em 17 de março de 2016

terça-feira, 8 de março de 2016

8 de Março | Dia Internacional da Mulher


O animador de campo Júnior Mascarenhas, que integra o Projeto Apoio à Rede de Feiras Agroecológicas do Piemonte da Diamantina fez relatos sobre as ações de assistência à agricultura familiar, desenvolvidas pela ‪#‎COFASPI‬, além de homenagear a data comemorativa do Dia Internacional da Mulher, durante participação em evento organizado pela Central das Mulheres Urbanas e Rurais de Saúde e Caém.

Dia Internacional da Mulher


sexta-feira, 4 de março de 2016

Agricultores/as conhecem experiências de produção agroecológica em Jacobina/BA

                                                                        Texto e fotos: Luna Layse Almeida – Ascom/COFASPI

Visita à propriedade de famílias que comercializam produtos agroecológicos
“É um paraíso!”. Ao contemplar, pela primeira vez, a paisagem formada pela diversidade de plantas frondosas e o conjunto de serras, de onde escorrem as águas de pequenas nascentes na comunidade rural Cocho de Dentro, localizada no município de Jacobina/BA, agricultores/as que integram o “Projeto Buracica Sustentável e Solidária” (desenvolvido na região dos municípios de Alagoinhas/BA e Catu/BA) ficaram encantados com as singularidades do lugar, que emana cheiros, cores e sabores.
Ao serem recepcionados pela moradora Maria da Conceição Barreto, que conheceram durante a feira de produtos agroecológicos no centro da cidade, também trocaram experiências sobre a produção e comercialização de hortaliças e flores, técnicas de irrigação, além do uso de biofertilizantes, durante a caminhada pela propriedade onde ela mora, com o acompanhamento do coordenador do Projeto Apoio à Rede de Feiras Agroecológicas do Piemonte da Diamantina, que é executado pela COFASPI, Robson Aglayton.
A comunidade Cocho de Dentro está localizada no município de Jacobina/BA
Entre a travessia de pequenas pontes sob o curso das águas ou a contemplação das rosas encontradas ao longo do caminho, as pausas para observar e fazer perguntas sobre as espécies de hortaliças que Maria da Conceição, que é mais conhecida como Dona Ceiça na vizinhança, costuma plantar. Em seguida, a passagem para a roça ao lado onde mora outra Maria da Conceição, que também é agricultora dedicada à produção de alimentos saudáveis e criação de animais.
As andanças fizeram os/as visitantes identificarem semelhanças e distinções em relação ao modo como eles produzem, costumam fazer leiras mais altas e o solo das comunidades onde moram “não seguram água”, como explicou a agricultora de Catu/BA Maria Valdelice. Os integrantes do “Projeto Buracica Sustentável e Solidária” estiveram ainda na Associação Comunitária dos Moradores e Agricultores do Cocho de Dentro, onde são fabricados produtos e artesanatos feitos com o coco do babaçu.
Os/as agricultores/as participantes do “Projeto Buracica Sustentável e Solidária”, permaneceram em Jacobina/BA até a última quinta-feira (03). “A viagem foi tão importante pra mim que trouxe aprendizagem. Uma nova experiência sobre o jeito de trabalhar com a terra (...) e a organização dos agricultores/as. Essa eu gostei muito. O produtor aposta no que quer”, afirmou um dos agricultores do município de Alagoinhas/BA João Santana, ao descrever a relevância das atividades que acompanhou durante a permanência em Jacobina/BA.

Álbum de fotografias:


Agricultores/as do "Projeto Buracica Sustentável e Solidária" na feira de produtos agroecológicos, em Jacobina/BA

Hortaliças produzidas por famílias da Rede de Feiras Agroecológicas Solidária do Piemonte da Diamantina (REFAS)

Em Jacobina/BA, a comercialização de produtos agroecológicos é nas segundas e quartas-feiras

Hortaliças produzidas pela família da agricultora Maria da Conceição Barreto

Flores que são comercializadas nas feiras agroecológicas

A agricultora Maria da Conceição Barreto integra o Projeto REFAS

O coco do babaçu é beneficiado na Associação Comunitária, em Cocho de Dentro