segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Prevenção do AEDES AEGYPTI

Em Jacobina/BA, a sala de videoconferência é no Centro Educacional Deoclesciano Barbosa de Castro. Também haverá transmissão pelo site: http://www.sdr.ba.gov.br/, nesta terça-feira (01/03/2016) às 9h.


Concurso de Boas Práticas vai premiar experiências de agricultores/as familiares


O II Concurso de Boas Práticas é uma iniciativa da XXV Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul e do Programa Regional Fida Mercosul/Centro Latino-americano de Economia Humana, com o intuito de premiar e divulgar experiências que melhoraram a qualidade de vida de agricultores/as, da comunidade rural local e do meio ambiente. A inscrição de projetos poderá ser feita até 31 de março.
Podem participar agricultores familiares dos países onde estão as regionais do programa, que são Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Equador. Sendo que, o projeto inscrito não pode ter concorrido na primeira edição do concurso, deve existir pelo menos há seis meses, estar em funcionamento na data da competição e concorrer apenas a uma das quatro categorias previstas: Associativismo para Crescer; Juventude em Ação; Inovação Tecnológica/Tecnologias Apropriadas; e Perspectiva de Gênero. Serão dois prêmios para cada categoria, sendo que o primeiro lugar receberá US$ 2 mil e o segundo US$ 1 mil.


terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Conferência de ATER, em Jacobina/BA, discute assistência rural no Piemonte da Diamantina


Mesa de abertura da Conferência Territorial
O encontro foi realizado no Centro de Convivência do Idoso, em Jacobina/BA
Na manhã de segunda-feira (22), foi iniciada a Conferência Territorial de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do Piemonte da Diamantina para conversar sobre propostas de assistência a agricultores e agricultoras familiares. Ao todo, cerca de 80 pessoas participaram do encontro, realizado no Centro de Convivência do Idoso, localizado no Bairro Caeira, em Jacobina/BA.
À esquerda a representante da juventude rural Raiane Lima
“Que essa Conferência seja um momento para motivar grandes discussões e levantar demandas dos agricultores. Que a gente não esqueça da juventude rural, (...) por falta de infraestrutura muitos jovens estão saindo do campo para vir à cidade, saindo da sua realidade por falta de oportunidades”, enfatizou Raiane Lima, que representou a juventude rural durante a mesa de abertura.
Um dos objetivos do encontro é que famílias rurais; profissionais das ciências agrárias; representantes de povos tradicionais, mulheres, jovens, organizações, movimentos sociais e da sociedade civil; além de integrantes de entidades vinculadas à administração pública que participam da elaboração de editais de chamada pública para projetos de ATER possam analisar as sugestões de mudanças e/ou melhorias de técnicas, metodologias e conteúdos vinculados às ações de assistência rural que foram defendidas em Conferências Municipais, para sistematizar as informações que serão apresentadas na Conferência Estadual, que está prevista para ocorrer em Salvador/BA.
E ainda, de construir mais propostas, sobre demandas ainda não contempladas, para contribuir na qualidade da implementação das ações de assistência às famílias do campo, a exemplo da necessidade de construir espaços de educação não-formal, criar cursos de formação em educação popular e fortalecer a produção agroecológica do Território Piemonte da Diamantina. “A expectativa é muito grande para que esse território possa fazer boas proposições para levar à Conferência do Estado da Bahia”, ressaltou o Secretário de Desenvolvimento Rural (SDR) do Governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

ATER no Piemonte da Diamantina – A COFASPI é uma das entidades executoras do Projeto ATER, por meio de contrato com a SDR do Governo do Estado da Bahia, e desenvolve ações em Jacobina, Capim Grosso, Várzea Nova, Mirangaba, Caém, Serrolândia, Ourolândia e Miguel Calmon, na Bahia.
O diretor-presidente da Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável (COFASPI) destacou que a Conferência Territorial é um momento propositivo. “Nós precisamos tirar propostas concretas e efetivas (...) que nós possamos dizer exatamente o que queremos na extensão rural”, esclareceu. O encontro segue com programação prevista até terça-feira (23).

Texto: Luna Layse Almeida
Fotos: Lara Sena e Luna Layse Almeida


Integrantes da COFASPI com o Secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues

Credenciamento de participantes



Integrantes da COFASPI na Conferência Territorial


Grupos de discussão

Grupos de discussão

Grupos de discussão

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

A COFASPI seleciona Currículos de Técnicos Agrícola para atuar no município de Caém-BA.

A COFASPI - Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, seleciona Currículos de Técnicos Agrícola para atuar no município de Caém-BA.

CARGO: Técnico (a) Agrícola (1 vaga)
FORMAÇÃO TÉCNICA EM AGROPEQUÁRIA (com registro no CREA)

EXIGÊNCIAS:
·      Experiência em Assistência Técnica Rural agroecológica no âmbito da realidade do semiárido baiano;
·      Ter carteira de habilitação “A” e veículo tipo: Moto Bros ou similar;
·      Habilidade em informática;
·      Dinamismo e habilidade para desenvolver atividades coletivas (reuniões, cursos, oficinas etc);
·      Disponibilidade de trabalho: 40 horas semanais.
FORMA DE CONTRATAÇÃO: Imediata em Regime de Ato Cooperativo
 Os interessados devem enviar currículo para o e-mail: cofaspi@hotmail.com
 Colocar em “assunto” CURRICULO e encaminhar até 18/02/2016.


Importante: Os candidatos convocados deverão apresentar as cópias dos documentos que comprovem as informações contidas no currículo (certificados, declarações etc).

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Participe!

Venha fazer parte da “Ação Entre Amigos e Amigas”! Ajude e também concorra a prêmios, participando da rifa e do torneio de futebol.


terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Oficina de Agroecologia

Nesta quarta-feira (03), acontece a primeira Oficina de Agroecologia do Projeto Apoio à Rede de Feiras Agroecológicas do Piemonte da Diamantina, executado pela COFASPI por meio de convênio com a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. Confira a programação: