segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Dia de campo reúne agricultores e agricultoras da comunidade Baixão Grande, localizada em Várzea Nova/BA

Texto: Luna Layse Almeida – Ascom/COFASPI

Robson Aglayton e Farnésio Bráz com o agricultor Adão Santos

Em Baixão Grande, comunidade rural situada no município de Várzea Nova/BA, o agricultor Adão Santos, com a colaboração da família, desenvolve cultivos agroecológicos, principalmente, para o consumo de produtos saudáveis nas refeições. No quintal, ele fez questão de mostrar a diversidade de plantios, como as hortaliças, que é molhada geralmente ao final do dia, por meio de um sistema de irrigação. Das fruteiras, chamou a atenção a mangueira carregada de frutas grandes e de cor rosa-escuro, que o agricultor tirou de alguns dos galhos para oferecer aos amigos/as e visitantes que chegaram para participar de uma atividade de “Dia de Campo”, realizada na última sexta-feira (18), que faz parte das ações do Projeto Assistência Técnica e Extensão Rural, executado pela COFASPI.
Já o milho, é utilizado, por exemplo, nos bolos, feitos pela esposa, conhecida como Zefinha, ela também é quem preside a Associação Comercial dos Produtores Rurais do povoado de Baixão, onde antes, em uma roda de conversas, agricultores e agricultoras dialogaram sobre temas como agroecologia - em seus relatos destacaram que ainda há pouca valorização, por muitos consumidores, dos alimentos cultivados sem venenos e isto pode ser um dos fatores que prejudicam a saúde da população.
Construção do canteiro
Foi depois da conversa e de ouvir orientações do animador de campo Saullo Lima, que o grupo retornou com integrantes da COFASPI para o local onde mora a família de Adão e Zefinha para iniciar a prática de construção de um canteiro econômico, que contribui para reduzir o gasto de água na produção de hortaliças, técnica que Adão não conhecia, também explicou que outra novidade que aprendeu com o Projeto ATER foi a cobertura do solo com folhas ou galhos secos para diminuir a incidência da luz solar.

Canteiro econômico – Para fazer a construção, foi feita a escavação do solo e cobertura com uma lona. Em seguida, foi colocado, um cano com perfurações para a saída de água próximo à raiz das plantas que serão cultivadas no canteiro. “Com essa técnica, molhando uma vez durante o dia já é o bastante porque ele tem a lona e a água não infiltra, então você molha de baixo pra cima (...), e as hortaliças se mantêm sempre úmidas”, explicou o animador de campo Saullo Lima.  

Agricultores e Agricultoras de comunidade em Jacobina/BA participaram de conversa sobre políticas públicas e programas sociais

Texto: Luna Layse Almeida – Ascom/COFASPI



Na associação de pequenos agricultores e agricultoras de Saracura, comunidade de Jacobina/BA onde moram algumas das famílias que recebem assistência da COFASPI por meio do Projeto ATER, foi realizada uma reunião, organizada pela cooperativa, para conversar sobre políticas públicas e programas sociais para a agricultura familiar e convivência com o Semiárido. A atividade também teve o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e o Garantia Safra, com a colaboração de integrantes da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) que participaram da reunião.
“Fica bem mais fácil (...) porque eles sabem como funciona e podem passar para os produtores”, explicou o presidente da associação, João Oliveira. Durante a reunião, moradores e moradoras de Saracura que participaram da conversa fizeram questionamentos sobre as possibilidades de emissão da DAP para pessoas que têm comodatos, trabalhadores que possuem carteira assinada, dentre outras perguntas. Também foram feitos esclarecimentos sobre os pré-requisitos para ter acesso ao programa Garantia Safra.

ATER – Em Saracura, comunidade de Jacobina/BA onde a assistência tem a colaboração do animador de campo Valtemir Sobral, 13 famílias são atendidas. O Projeto ATER é executado pela COFASPI, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Governo do Estado da Bahia, e também contempla os municípios de Capim Grosso, Várzea Nova, Mirangaba, Caém, Serrolândia, Ourolândia e Miguel Calmon, na Bahia.
A equipe do Projeto formada por animadores/as de campo, coordenadores, auxiliares administrativos/as e estagiários/as contribuem na assistência de, ao todo, 960 famílias. Os beneficiários e as beneficiárias participam de atividades como reuniões, intercâmbios e dia de campo, além de receber visitas dos animadores da COFASPI, nas propriedades rurais, com a finalidade de aprimorar a organização produtiva e acesso a políticas públicas.


terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Reunião sobre políticas públicas será realizada na comunidade de Saracura, em Jacobina/BA

Texto: Luna Layse Almeida – Ascom/COFASPI


Na próxima quinta-feira (17), a Cooperativa de Trabalho de Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI) realizará uma reunião sobre políticas públicas para o fortalecimento da agroecologia e produção familiar. O encontro será às 15h na Associação de Pequenos Agricultores e Agricultoras da comunidade de Saracura, localizada no município de Jacobina/BA. O público-alvo são os beneficiários do Projeto Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), executado pela COFASPI.
A reunião terá também a participação de representantes da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater). Um dos objetivos é contribuir para que os agricultores e as agricultoras esclareçam informações sobre a atualização da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), instrumento de identificação necessário para acessar o Programa de Aquisição de Alimentos, Programa Nacional de Alimentação Escolar, além de outras políticas públicas.
Outra finalidade é atender demandas dos produtores rurais que desejam conhecer linhas de microcrédito rural do Banco do Nordeste operacionalizadas em parceria com o Instituto Nordeste Cidadania e com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Para fornecer essas informações, o encontro terá participação de funcionários da instituição bancária.

ATER – Em Saracura, comunidade de Jacobina/BA onde a assistência tem a colaboração do animador de campo Valtemir Sobral, 13 famílias são atendidas. O Projeto ATER é executado pela COFASPI, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Governo do Estado da Bahia, e também contempla os municípios de Capim Grosso, Várzea Nova, Mirangaba, Caém, Serrolândia, Ourolândia e Miguel Calmon, na Bahia.
A equipe do Projeto formada por animadores/as de campo, coordenadores, auxiliares administrativos/as e estagiários/as contribuem na assistência de, ao todo, 960 famílias. Os beneficiários e as beneficiárias participam de atividades como reuniões, intercâmbios e dia de campo, além de receber visitas dos animadores da COFASPI, nas propriedades rurais, com a finalidade de aprimorar a organização produtiva e acesso a políticas públicas. “A metodologia utilizada é de construir o conhecimento com o agricultor. (...) O técnico vai conversar com a família para juntos construírem a melhor forma de contribuir”, explicou um dos coordenadores do Projeto ATER, João Nunes.

Reunião avaliou estratégias para combater incêndio em serras na região de Jacobina/BA


Texto: Luna Layse Almeida - Ascom/COFASPI

Durante reunião, iniciada na manhã da última segunda-feira (14), no Centro Cultural de Jacobina/BA, representantes da sociedade civil, de instituições públicas, corporações, movimentos sociais, prefeituras municipais, associações e empresas dialogaram sobre estratégias para combater o incêndio em serras na região de Jacobina/BA, localizada no norte da Chapada Diamantina. A reunião também teve a participação do Secretário de Meio Ambiente do Estado da Bahia, Eugênio Spengler.
Uma das propostas foi criar uma comissão de crise para planejar, por exemplo, como conter as chamas, definir como será a alimentação de grupos que colaboram nas ações, organizar a articulação de equipes formadas pelos brigadistas, voluntários e corpo de bombeiros. Também foi disponibilizado um helicóptero para contribuir no trabalho.
Após a reunião, os membros da comissão de crise - formada por representantes da defensoria pública, polícia militar, prefeituras municipais, corpo de bombeiros, sociedade civil, órgãos de meio ambiente, instituições de ensino e outras entidades - agendaram um encontro no Ginásio de Esportes, em Jacobina/BA, que iniciou por volta das 14h de segunda-feira (14).
O intuito foi de avaliar as demandas, verificar a quantidade de materiais e pessoal disponibilizados por entidades e instituições, além de identificar os equipamentos ou recursos que faltam para os grupos. Foi ainda definido que os interessados em contribuir com doações, poderão fazer entregas no Ginásio de Esportes do município ou na Universidade do Estado da Bahia, Campus Jacobina/BA.

Um dos colaboradores no combate ao incêndio é Uesclei Santos
Jacobina/BA e região - Segundo relatos, o incêndio em Jacobina/BA e Miguel Calmon/BA começou a cerca de sete dias. “Todas as temporadas de fogo a gente está refém dessa situação, que geralmente acontece induzida por motivos absurdos (...), então precisamos de um trabalho efetivo na conscientização para que isso não venha a acontecer”, enfatizou um dos colaboradores no combate ao incêndio Uesclei Santos.
Os indícios, segundo o secretário da Associação de Ação Social e Preservação das Águas, Fauna e Flora da Chapada Norte (ASPAFF), Richard Silva, são de que o incêndio possa ter começado na região da serra da canavieira. “Eu me sentia impotente diante de tanta destruição e de tanta coisa bela que a gente está perdendo”, completou.

Ação Civil Pública – Uma decisão judicial determinou que a União e o Estado da Bahia devem adotar medidas urgentes como disponibilizar veículos, kits de combate a incêndios, apoio aéreo e homens para trabalhar como brigadista no território da Chapada Diamantina. 

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Evento em Serrolândia/BA promoveu diálogos sobre agropecuária no Semiárido


Texto: Luna Layse Almeida - Ascom/COFASPI

Na manhã desta quinta-feira (10), representantes da Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI) participaram do 1º Encontro de Produtores Rurais de Serrolândia/BA. Uma das finalidades do evento foi fomentar discussões sobre questões relacionadas à agropecuária no Semiárido. Estiveram também no encontro - realizado no município pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente - agricultores/as que desenvolvem a produção familiar, representantes do poder público, de associações, movimentos sociais, dentre outros/as.
Durante a programação do turno matutino, o evento contou com diálogos e exposições sobre temáticas como a convivência com o Semiárido, acesso à água nas comunidades rurais da cidade, desenvolvimento sustentável, direitos sociais na agricultura familiar e preservação ambiental. “A gente é lavrador (...) e vendo eventos como esse, a gente aprende mais, aprende mesmo”, enfatizou o agricultor Carlos Oliveira, 60 anos, que é beneficiário do Projeto Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), executado pela COFASPI em Serrolândia/BA e outros municípios baianos.
Integrante da cooperativa, entidade parceira do Encontro, a animadora de campo Tainan Fernandes, contribuiu na organização do evento. Outros representantes da COFASPI participaram das explanações sobre o trabalho desenvolvido por meio de projetos que visam promover melhorias na qualidade de vida dos agricultores e agricultoras, além de assuntos voltados para a Convivência com fenômenos climáticos da região Semiárida.
O agrônomo João Nunes afirmou que é fundamental o apoio de parceiros
Nesse sentido, o agrônomo da COFASPI João Nunes destacou como fundamental o apoio dos parceiros que colaboram para as ações de assistência às famílias do Projeto ATER, do qual é um dos coordenadores. Outras discussões versaram assuntos diversificados. Dentre eles, informações sobre o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe; o Adapta Sertão - coalizão de organizações que atuam no Semiárido Brasileiro e o Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável Bacia do Jacuípe.

O diretor Farnésio Bráz destacou avanços sociais no Semiárido
Clima – No 1º Encontro de Produtores Rurais de Serrolândia/BA, diretor financeiro da COFASPI, Farnésio Braz, ressaltou que o fenômeno da seca é regular no território Semiárido e por isso é necessário aprender a conviver. “A seca é uma questão histórica no Semiárido (...) e já conseguimos avançar com as tecnologias de convivência como as cisternas e os barreiros que garantem água e qualidade de vida para os agricultores e agricultoras”, explicou.