sábado, 24 de outubro de 2015

Agricultores e agricultoras atendidos pela COFASPI participaram do Semiárido Show, em Petrolina/PE


Visita a áreas de demonstrações técnicas
Texto: Luna Layse Almeida - Ascom/COFASPI

Da janela de um dos veículos, olhares curiosos de quem observa a vegetação, os animais ou variação da disponibilidade de água comparando com os aspectos naturais das comunidades rurais onde moram. Em uma viagem, de aproximadamente 5h, agricultores e agricultoras de oito municípios baianos, saíram de localidades no Piemonte da Diamantina e Norte do Itapicuru para o município de Juazeiro/BA, na tarde da última terça-feira (20), acompanhados de integrantes da Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI) para participarem de um intercâmbio do Projeto Mais Água II.
Ao longo do percurso, eram diversas as expectativas e após a chegada a Juazeiro/BA, o grupo ficou hospedado em um hotel. “O pessoal da cooperativa é muito atencioso, estavam sempre conferindo se estavam todos bem (...), tinham um cuidado especial”, explicou a agricultora Sandra Santos, 32 anos, sobre os animadores de campo, auxiliares administrativos, a coordenadora do Mais Água II, Nara Lígia Almeida, e diretores da COFASPI que colaboraram na realização das atividades. O dia seguinte, quarta-feira (21), foi de visitas técnicas a áreas de demonstrações de tecnologias e participação em seminários ou oficinas da maior feira da agricultura familiar do Nordeste, a Semiárido Show, realizado no município vizinho, Petrolina/PE.
Durante o evento, os sentimentos eram de admiração, curiosidade e desejo de levar para casa mais técnicas de produção agropecuária. Divididos em equipes acompanhadas por animadores de campo da COFASPI, os agricultores e agricultoras fizeram caminhadas por áreas da Semiárido Show, localizada na Embrapa Produtos e Mercado que tem cerca de 20 hectares, observando os plantios, as espécies de animais, estandes com informações sobre cultivares e rebanhos, por exemplo. Apesar do calor intenso, aproveitaram para compartilhar saberes e vivenciar novas experiências.
O agricultor Erisvaldo Pereira, 39 anos, que tem roça em Mirangaba/BA, adquiriu mudas de variedades diversas, uma delas ele ainda não conhecia e por isso teve dificuldade de se recordar do nome, é a popularmente conhecida como gliricídia, que pretende utilizar para produzir forragem para o gado. Também foi à oficina sobre o feijão-caupi, realizada no turno vespertino, que foi ministrada pelo agrônomo Adão Cabral.  “Na nossa região o tipo mais cultivado é o feijão de corda, que produz com menos chuva do que o de arranca, então é uma lavoura que a gente tem muito e queria aprender a combater as pragas como o pulgão”, ressaltou o agricultor que conheceu formas de controlar doenças na produção de feijão.
O agricultor Jorge Oliveira e o animador Claudinei Oliveira

Encontros – Agricultores de Capim Grosso/BA beneficiados pelo Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), também executado pela COFASPI, estiveram presentes no evento com o animador de campo Claudinei Oliveira. Por meio de uma parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, cerca de 10 agricultores foram para Petrolina/PE participar do Semiárido Show e retornaram para a cidade ao final da tarde. Um deles é Jorge Oliveira, 53 anos, que pela primeira vez acompanhou a programação, ele pretende adotar técnicas que observou na visita para melhorar o armazenamento de água para a irrigação. Destacou ainda que a participação em eventos proporciona, além dos aprendizados, vínculos de amizade com diversas pessoas.

Intercâmbio Interestadual – Outra atividade prevista para a equipe do Projeto Mais Água II, que ficou hospedada em Juazeiro/BA, foi um passeio de barco no rio São Francisco. Momento de emoção para muitos agricultores e agricultoras, principalmente, para aqueles que ainda não conheciam o Velho Chico e puderam realizar um sonho. Outras pessoas, como a agricultora Sandra Santos, 32 anos, deixou de lado o medo de subir na embarcação, por ficar cercada pelo grande volume de águas, para contemplar a paisagem. “Foi maravilhoso”, enfatizou. Ao avaliar a viagem, a coordenadora do Projeto Mais Água II acredita que foi uma atividade inesquecível para todos que puderam fazer parte, principalmente, aos agricultores e agricultoras que motivam a realização do trabalho da cooperativa.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 07/2015




EDITAL PARA SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 07/2015
RESULTADO FINAL

COFASPI - COOPERATIVA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA À AGRICULTURA FAMILIAR SUSTENTÁVEL DO PIEMONTE

A Presidente da Comissão de Seleção de Pessoal da COFASPI – Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, instituída pela Resolução 08/2014 de 16/07/2015 da presidência da Instituição, torna público o Resultado Final do Edital de Seleção de Pessoal nº 07/2015, com o objetivo de selecionar profissional para trabalhar como Animador/a de campo no PROJETO APOIO A REDE DE FEIRAS AGROECOLÓGICAS DO PIEMONTE DA DIAMANTINA, CONVÊNIO ENTRE A SETRE/COFASPI, ATRAVÉS DO EDITAL Nº 001/2013. conforme as tabelas a seguir:

CANDIDATO AO CARGO
RESULTADO
Antonio Uilian Rebouças Fiuza
SELECIONADO
Florisvaldo Pereira M. Júnior
SELECIONADO
Joelton Belau da Silva
SELECIONADO

Os candidatos acima relacionados, deverão se apresentar na próxima segunda-feira (26/10/2015) na sede da COFASPI (Loteamento Vila Mãe Xanda, Rua 02, nº 60, Jacobina II, Jacobina – Bahia, CEP: 44.700-00), em horário comercial (08h00 – 12h00 / 14h00 – 18h00), portando os seguintes documentos:

01 foto ¾;
RG (Cópia);
CPF (Cópia);
Título de eleitor (Cópia);
CNH - (Cópia);
Comprovante de residência (Cópia);
Certidão de Casamento (Cópia);
Cartão do P.I.S., ou Cartão Cidadão, ou Relatório da Caixa Econômica Federal, constando o número do P.I.S., caso não conste na carteira de trabalho;
Cartão com dados bancários do Banco do Brasil (Cópia).

Se houver filho (s) menor (s) de 14 anos, trazer os seguintes documentos:
Certidão de Nascimento (Cópia);
Carteira de Vacinação (Cópia);
Comprovante de frequência escolar, para maiores de sete anos (Cópia).

Qualquer informação ligar para:

(74) 3622 – 0017 - Fixo da COFASPI
(74) 8108 7399, 9147 7274 – Presidente da Comissão de Seleção.

Jacobina – Bahia, 21 de outubro de 2015.


Robson Aglayton Cabral Rodrigues
Presidente da Comissão de Seleção de Pessoal


terça-feira, 20 de outubro de 2015

Equipe do Projeto Mais Água II promove intercâmbio interestadual

Texto: Luna Layse Almeida – Ascom/COFASPI



Nesta quarta-feira (21), cerca de noventa agricultores e agricultoras beneficiados pelo Projeto Mais Água II, executado pela COFASPI em cidades do Piemonte da Diamantina, participam da maior feira da agricultura familiar do Nordeste, o Semiárido Show, realizado em Petrolina/PE, acompanhados da equipe do Projeto e de representantes da cooperativa.
O objetivo desse intercâmbio interestadual é socializar experiências sobre temas voltados para a construção de conhecimentos e práticas de Convivência com o Semiárido. A programação do evento, realizado pela Embrapa Semiárido e o IRPAA, inclui visitas a áreas de demonstrações de tecnologias, minicursos e seminários.

Atuação – O Projeto Mais Água II: Captação de Água de Chuva para Produção e Dessedentação no Semiárido Baiano tem parceria com o Governo do Estado da Bahia por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional/Secretaria de Desenvolvimento Rural e do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Executa ações como a implementação de tecnologias sociais a exemplo de cisternas calçadão e barreiros trincheira familiares nos municípios de Várzea Nova, Mirangaba, Caém, Saúde, Caldeirão Grande, Pindobaçu, Ponto Novo e Filadélfia, além de incentivar o desenvolvimento sustentável e a produção agroecológica.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Equipe do Projeto ATER conclui a primeira série de oficinas e atividades socioculturais

Texto: Luna Layse Almeida – Ascom/COFASPI

Os moradores e moradoras se reuniram na associação comunitária de Pau Ferro
Na tarde do último domingo (18), foram realizadas ações socioculturais, na associação comunitária de Pau Ferro, em Jacobina/BA, promovidas pela equipe do Projeto Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) com a colaboração de parceiros. A iniciativa tem o objetivo de atender demandas identificadas durante as reuniões com os moradores e as moradoras, que dialogam com animadores/as de campo, coordenadores, auxiliares administrativos, estagiários/as e outros integrantes do ATER.
As atividades foram realizadas pela equipe do Projeto
Oficinas de crochê, fotografias, apresentações musicais, além de brincadeiras e leituras infantis integraram a programação. As crianças que participaram receberam brinquedos e outros materiais. Também houve a apresentação de uma peça teatral sobre a conscientização dos perigos provocados pelo uso das drogas.
Sobre a iniciativa, a agricultora Júlia Silva, 70 anos, ressaltou que foram momentos divertidos e também contribuem, por exemplo, para as mulheres que desejam fazer cursos para aprender atividades diversificadas. A proposta da equipe do Projeto é dar continuidade às ações em comunidades rurais localizadas nos municípios contemplados pelo ATER. Uma das já programadas é o curso de confeitaria, em Capim Grosso/BA, previsto para o dia 27.


ATER – O projeto é executado pela COFASPI, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Governo do Estado da Bahia nas cidades de Jacobina, Capim Grosso, Várzea Nova, Mirangaba, Caém, Serrolândia, Ourolândia e Miguel Calmon. Um dos objetivos é contribuir com a articulação de famílias que vivem em comunidades rurais e o acesso desses atores/atrizes sociais a políticas públicas ou programas governamentais.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Projeto ATER, executado pela COFASPI, realizará ações socioculturais com oficinas gratuitas para moradores/as de Soropó, Araújo e Pau Ferro, em Jacobina/BA

Texto: Luna Layse Almeida – Ascom/COFASPI


No próximo domingo (18), a equipe do Projeto Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), executado pela Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI), vai realizar ações socioculturais na associação comunitária de Pau Ferro, em Jacobina/BA. A programação inclui apresentações musicais, peça teatral, exibição de documentário, oficinas de crochê, fotografia e práticas agroecológicas, além de brincadeiras infantis. As atividades serão no turno vespertino e não é necessário fazer inscrição prévia.
O público-alvo do evento são os moradores e moradoras das comunidades de Soropó, Araújo e Pau Ferro, em Jacobina/BA. Localidades que recebem assistência do Projeto ATER e durante o diálogo com a equipe que realiza reuniões coletivas e diagnósticos apresentou demandas como a participação em cursos ou capacitações. Um dos coordenadores do projeto, o agrônomo João Nunes, explicou ainda que também há a necessidade de resgatar tradições culturais, por isso um dos grupos convidados como atração durante as atividades é a banda de pífanos da comunidade de Pau Ferro.

ATER – O projeto é executado pela COFASPI, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Governo do Estado da Bahia nos municípios de Jacobina, Capim Grosso, Várzea Nova, Mirangaba, Caém, Serrolândia, Ourolândia e Miguel Calmon. O objetivo é contribuir com a articulação de famílias que vivem em comunidades rurais e o acesso desses atores/atrizes sociais a políticas públicas ou programas governamentais.

COFASPI – Desde 2003 a cooperativa executa ações de desenvolvimento sustentável. O intuito é de contribuir para a conservação e o aproveitamento de recursos naturais do Semiárido, potencializar as experiências de manejo agroecológico, além de promover a articulação dos agricultores/as com o poder público e instituições privadas.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

13h30 – Mística de abertura: voz e violão
14h – Diálogo e breve relato das atividades que serão realizadas
14h15 – Brincadeiras e jogos infantis
14h15 – Oficinas de crochê e fotografia
15h – Oficina de práticas agroecológicas
16h – Exibição de documentário
16h30 – Peça Teatral
17h –Avaliação das atividades
17h10 –Banda de Pífanos da comunidade de Pau Ferro, em Jacobina/BA

Equipe do Projeto Mais Água II participou de curso para capacitação sobre a implementação de tecnologia social

                                                           Texto: Luna Layse Almeida - Ascom/COFASPI
Fotografias: Nara Lígia Almeida e Luna Layse Almeida


A atividade executada pela Cofaspi ocorreu no município de Caém/BA
Na comunidade rural chamada de Inácio João, que está localizada em Caém/BA, a equipe que integra o Projeto Mais Água II, executado pela Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI), e outros colaboradores participaram de um curso de capacitação em Técnicas para Construir a Cisterna Calçadão. A atividade foi na propriedade do lavrador Antônio Amorim, conhecido como Tonho, que desenvolve, há dois anos, o cultivo orgânico. Para ampliar a produção, ter segurança alimentar e melhorar a comercialização de hortaliças ele precisa de mais disponibilidade de água no local onde vive.
Antônio Amorim quer ampliar a produção orgânica e a comercialização de produtos
Por estes motivos, o lavrador Antônio Amorim foi selecionado para receber a tecnologia social. “Tô muito feliz”, explicou enquanto ajudava na construção. Durante o curso realizado sob a orientação do instrutor José de Anchieta, também contribuíram pessoas interessadas em aprimorar os conhecimentos na área, pedreiros, animadores de campo do Projeto Mais Água II e a coordenadora, Nara Lígia Almeida, o diretor presidente da COFASPI, Leonardo Lino, o colaborador Lécio Rodrigues, além de outros integrantes da cooperativa e alguns dos parentes do beneficiário Antônio Amorim.
Ao todo foram cerca de vinte pessoas que participaram do trabalho iniciado na sexta-feira (09). A maioria ficou, durante os dias da capacitação, hospedada na casa do lavrador Antônio Amorim ou de seus familiares que moram próximo. O convívio proporcionou maior aproximação, diálogo, socialização de experiências e também momentos de descontração, apesar do desgaste físico após as tarefas diárias que envolveram etapas como, por exemplo, a construção do piso da cisterna e placas de cimento.

Experiências - Um dos animadores de campo do projeto Mais Água II é Valdinei Ferreira, que atua em Ponto Novo/BA. Ele destacou que os aprendizados práticos poderão contribuir para o acompanhamento dos pedreiros cisterneiros que realizam construções de tecnologias sociais do Projeto Mais Água II.
Outro participante do curso foi Marcos Rodrigues, que aos 18 anos precisou sair do município baiano onde morava para buscar emprego em Brasília/DF. Trabalhou como tratorista em uma fazenda, onde também adquiriu conhecimentos da profissão de pedreiro, o que o ajudou a retornar para Ponto Novo/BA e atuar, por exemplo, na construção de cisternas. Sobre o curso em Caém/BA afirmou que ter trabalhado com um instrutor experiente como José de Anchieta sempre contribui nos aprendizados.
O agricultor José de Anchieta constrói cisternas há cerca de 30 anos
O agricultor José de Anchieta é conhecido pela habilidade de identificar métodos facilitadores na troca de saberes com os/as participantes. A primeira cisterna que construiu, há cerca de trinta anos em Várzea do Poço/BA, foi a de enxurrada para evitar que a família continuasse a fazer caminhadas diárias para buscar água em barreiros de vizinhos.

Mais Água II - Famílias de oito cidades da Bahia são beneficiadas pelo projeto, que tem parceria com o Governo do Estado da Bahia por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional/Secretaria de Desenvolvimento Rural e do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Ao todo serão feitas 336 cisternas calçadão e 240 barreiros trincheira familiares. “Além de construir também temos que conhecer a realidade das comunidades”, ressaltou a coordenadora do Projeto Mais Água II, Nara Lígia Almeida, na avaliação da atividade realizada em Caém/BA.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PESSOAL - 07/2015

COFASPI – COOPERATIVA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA À AGRICULTURA FAMILIAR SUSTENTÁVEL DO PIEMONTE

O Presidente da Comissão de Seleção de Pessoal da COFASPI – Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, instituída pela Resolução 08/2014 de 16/07/2015 da presidência da Instituição, torna público a ERRATA DO EDITAL PARA SELEÇÃO DE PESSOAL 007/2015  com o objetivo de selecionar profissionais para trabalhar no PROJETO APOIO A REDE DE FEIRAS AGROECOLÓGICAS DO PIEMONTE DA DIAMANTINA, CONVÊNIO ENTRE A SETRE/COFASPI, ATRAVÉS DO EDITAL Nº 001/2013.


Onde se lê:


CANDIDATOS SELECIONADOS
Edilson Rosa da Silva
Andreson Santos de Souza
Joelton Belau da Silva
Amanda Simões Santos
Antonio Uilian Rebouças Fiuza
Agnaldo Carvalho G. Junior
José Marcos B. dos Santos
Florisvaldo Pereira M. Júnior
Genivaldo de Jesus Santos

Leia-se:


CANDIDATOS SELECIONADOS
Edmilson Rosa da Silva
Andreson Santos de Souza
Joelton Belau da Silva
Amanda Simões Santos
Antonio Uilian Rebouças Fiuza
Agnaldo Carvalho G. Junior
José Marcos B. dos Santos
Florisvaldo Pereira M. Júnior
Genivaldo de Jesus Santos



Jacobina - Bahia, 15 de outubro de 2015
Robson Aglayton Cabral Rodrigues
Presidente da Comissão de Seleção

quarta-feira, 14 de outubro de 2015


EDITAL PARA SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 07/2015

COFASPI - COOPERATIVA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA À AGRICULTURA FAMILIAR SUSTENTÁVEL DO PIEMONTE

O Presidente da Comissão de Seleção de Pessoal da COFASPI – Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, instituída pela Resolução 08/2015 de 16/07/2015 da presidência da Instituição, torna público o resultado da 1ª fase (Análise de Currículo), do Edital de Seleção de Pessoal nº 07/2015, com o objetivo de selecionar profissional para trabalhar como Animador/a de campo da COFASPI, conforme as tabelas a seguir:

CANDIDATOS SELECIONADOS
Edilson Rosa da Silva
Andreson Santos de Souza
Joelton Belau da Silva
Amanda Simões Santos
Antonio Uilian Rebouças Fiuza
Agnaldo Carvalho G. Junior
José Marcos B. dos Santos
Florisvaldo Pereira M. Júnior
Genivaldo de Jesus Santos

Os candidatos selecionados deverão se apresentar para as demais fases conforme ERRATA do dia 13 outubro de 2015 do Edital de Seleção de Pessoal nº 07/2015.

A COFASPI NÃO custeará despesas com deslocamento, hospedagem e alimentação dos (as) selecionados (as).
Qualquer informação ligar para:

(74) 3622 – 0017 - Fixo da COFASPI
(74) 8108 7399, 9147 7274 – Presidente da Comissão de Seleção.

Jacobina – Bahia, 14 de setembro de 2015.

Robson Aglayton Cabral Rodrigues
Presidente da Comissão de Seleção de Pessoal


terça-feira, 13 de outubro de 2015

ERRATA DO EDITAL PARA SELEÇÃO DE PESSOAL 07/2015



EDITAL PARA SELEÇÃO DE PESSOAL - 07/2015

COFASPI – COOPERATIVA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA À AGRICULTURA FAMILIAR SUSTENTÁVEL DO PIEMONTE

A Presidente da Comissão de Seleção de Pessoal da COFASPI – Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, instituída pela Resolução 08/2014 de 16/07/2015 da presidência da Instituição, torna publico ERRATA DO EDITAL PARA SELEÇÃO DE PESSOAL 007/2015  com o objetivo de selecionar profissionais para trabalhar no PROJETO APOIO A REDE DE FEIRAS AGROECOLÓGICAS DO PIEMONTE DA DIAMANTINA, CONVÊNIO ENTRE A SETRE/COFASPI, ATRAVÉS DO EDITAL Nº 001/2013.


Onde se lê:
Ações
Datas - Limite
Observações

Envio dos currículos

09/10/2015
cofaspi@yahoo.com.br ou presencial. Serão aceitas os currículos que chegarem até as 17:00 h do dia 09/10/2015.
Resultado da aprovação da primeira etapa (1ª fase: Análise de currículos)

12/10/2015
será publicado (www.cofaspi.blogspot.com) e na sede da COFASPI


Entrevistas (2ª etapa)


14/10/2015
Serão realizadas na sede da COFASPI – Loteamento Vila Mãe Xanda, nº 60 Sítio Anadissor, Bairro: Jacobina II, CEP 44.700-000, próximo ao IFBA
Horário: 09:00.

Resultado Final

15/10/2015
será publicado (www.cofaspi.blogspot.com) e na sede da COFASPI

Apresentação e entrega dos documentos.

19 e 23/10/2015
Serão realizadas na sede da COFASPI – Loteamento Vila Mãe Xanda, nº 60 Sítio Anadissor, Bairro: Jacobina II, CEP 44.700-000, próximo ao IFBA
Horário: a partir das 09:00.

Treinamento/ Nivelamento Equipe

26 e 30/10/2015
Será realizado na sede da COFASPI: Loteamento Vila Mãe Xanda, nº 60 Sítio Anadissor, Bairro: Jacobina II, CEP 44.700-000, próximo ao IFBA
Horário: 08:30.


Leia-se:
Ações
Datas - Limite
Observações

Envio dos currículos

09/10/2015
cofaspi@yahoo.com.br ou presencial. Serão aceitas os currículos que chegarem até as 17:00 h do dia 09/10/2015.
Resultado da aprovação da primeira etapa (1ª fase: Análise de currículos)

14/10/2015
será publicado (www.cofaspi.blogspot.com) e na sede da COFASPI


Entrevistas (2ª etapa)


20/10/2015
Serão realizadas na sede da COFASPI – Loteamento Vila Mãe Xanda, nº 60 Sítio Anadissor, Bairro: Jacobina II, CEP 44.700-000, próximo ao IFBA
Horário: 09:00.

Resultado Final

21/10/2015
será publicado (www.cofaspi.blogspot.com) e na sede da COFASPI

Apresentação e entrega dos documentos.

19 e 26/10/2015
Serão realizadas na sede da COFASPI – Loteamento Vila Mãe Xanda, nº 60 Sítio Anadissor, Bairro: Jacobina II, CEP 44.700-000, próximo ao IFBA
Horário: a partir das 09:00.

Treinamento/ Nivelamento Equipe

26 e 30/10/2015
Será realizado na sede da COFASPI: Loteamento Vila Mãe Xanda, nº 60 Sítio Anadissor, Bairro: Jacobina II, CEP 44.700-000, próximo ao IFBA
Horário: 08:30.


Jacobina - Bahia, 13 de outubro de 2015
Robson Aglayton Cabral Rodrigues

Presidente da Comissão de Seleção