terça-feira, 30 de setembro de 2014

35 ANOS DE MISSÃO DA TERRA

Nordestinos e Nordestinas das regiões de Jacobina, Cansanção e Bonfim, celebraram ontem,(28/09) a 35ª Missão da Terra em Saúde-BA. 

Com a participação de aproximadamente 8.0000 romeiros/as, A Missão da Terra, mais que um ato religioso se fortalece a cada ano como um símbolo de luta e resistência dos camponeses/as na luta em defesa da terra, da água e do povo oprimido.

Realizado pela CPT - Comissão Pastoral da Terra, a Missão da Terra teve início no Posto Mariquita, próximo à cidade de saúde e com uma caminhada de aproximadamente 5 kms, participantes entoavam cantos que representavam e ainda representam a identidade cultural e religiosa dos sertanejos, sobretudo das comunidades rurais da região, mantendo viva a tradição de 35 anos de fé, luta, organização e resistência.

Como de costume, a partilha do almoço com as farofas trazidas pelos romeiros/as foi realizado nas praças da cidade, debaixo de árvores ou de qualquer outro instrumento capaz de garantir sombra. Foi tomando conta da cidade, que milhares de pessoas partilharam coisas trazidas das comunidades e que pudessem servir de alimento. 

Às 16:30 uma celebração encerrou as atividades com envio dos romeiros/as

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

MOC realiza Intercâmbio intermunicipal com agricultores dos municípios de Várzea Nova e São José.

Os intercâmbios de experiências de agricultores faz parte da metodologia de formação adotada pela ASA e é uma ferramenta que proporciona troca de experiências, produtos, saberes e sabores, enriquecendo ainda mais o trabalho de milhares de agricultores e agricultoras deste tão rico Sertão.

Foi nesta perspectiva que o MOC realizou, com apoio da COFASPI através do projeto P1+2 apoiado pela Fundação Banco do Brasil, o Intercâmbio intermunicipal de agricultores dos municípios de Várzea Nova e São José. O intercâmbio foi realizado na comunidade de Inácio João em Caém e possibilitou aos agricultores que estão conquistando tecnologias sociais de produção, ampliar os conhecimentos para tornar tais tecnologias ainda mais produtivas, garantindo às famílias a segurança e soberania alimentar na perspectiva de respeito ao meio ambiente e convivência com o Semiárido.




sexta-feira, 19 de setembro de 2014

COFASPI participa de evento internacional sobre inclusão Digital em Feira de Santana

Através de uma parceria entre o Instituto Belgo-Brasileiro de Cooperação para o Desenvolvimento Social – DISOP e a Ong Belga Comundos, foi realizado um Seminário Internacional de Inclusão Digital em Feira de Santana - BA. O evento aconteceu no Centro de Orientação Vocacional Mãe Igreja (Chácara dos padres), nos dias 10 e 11 de setembro. A COFASPI (Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte) esteve presente através do Comunicador Popular Fabiano Vidal.

Voltado para educadores e outros profissionais de escolas e projetos sociais, para que possam inserir ludicamente novas tecnologias, a atividade teve o objetivo de apresentar e avaliar o potencial de aplicabilidade das metodologias de Histórias Digitais pelas organizações que a DISOP apoia no Brasil. Essas histórias são ferramentas simples que possibilitam a visibilidade de fatos, movimentos e vidas que refletem sobre temas delicados ou iniciativas positivas para mudanças sociais.

Outras entidades também participaram do evento: Rede Parceiros da Terra (Reparte), Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (APAEB), Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão (ACOPAMEC), Rede de Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (REFAISA), Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos (CEAPE), Escola Família Agrícola Avani de Lima Cunha (EFA), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Baixa Grande (STTR), Centro de Assessoria do Movimento Popular (CAMPO – RJ), dentre outras.

O belga Bart Vetsuypens foi o facilitador do seminário e falou um pouco sobre o encontro. “Foi muito bom encontrar essa rede. É um grupo muito bom, afinado e com foco. São de diferentes contextos, urbanos e rurais, mas com um engajamento muito bom, é um grupo que se complementa. A ideia é nos encontrarmos no futuro para dar continuidade a esse projeto de histórias digitais, já que daqui saíram muitas histórias que provocaram sentimentos e iniciativas inspiradoras”.

Adriana Fernandes, da ACOPAMEC, uma entidade que trabalha com crianças, adolescentes e jovens, avaliou como positivo o seminário. “A importância desse encontro sobre inclusão digital, foi perceber que com poucos recursos tecnológicos a gente pode favorecer a reflexão de temas sociais importantes, envolvendo e capacitando jovens e adolescentes para discutir temáticas que são atuais. Acho que como estratégia e instrumento de formação, pode nos ajudar muito a divulgar nossas ações e também, mostrar os resultados. Acredito que esse seminário vai ajudar muito todas as entidades”, frisa Adriana.

Todos os representantes das entidades saíram satisfeitos e motivados da atividade, salientando que colocarão em prática em suas localidades tudo que aprenderam. Uma nova etapa do seminário na viabilização do projeto ocorrerá no Rio de Janeiro e em Valente (BA), em fevereiro de 2015.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Comunidades do município de Caldeirão Grande celebram com alegria a chegada das Tecnologias Sociais de Captação de Água de Chuva para Produção de Alimentos e Dessedentação Animal

As comunidades de Quati, Mamota, São João, Quixaba, Castelo, Índios e Umburana, do município de Caldeirão Grande, se reuniram no último domingo, 14 de setembro de 2014, na casa de seu Alberto, beneficiário e membro da Comissão Municipal da Água, para “inaugurar” as tecnologias sociais implementadas pela Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte - COFASPI, por meio do Projeto Mais Água: Captação de Água de Chuva para Produção no Semiárido Baiano.
                                                         
O objetivo da comemoração foi festejar com as famílias a conquista do direito de acesso à água para produção e criação animal por meio dessas tecnologias sociais. Além de promover uma exposição das verduras, legumes, frutas e folhas que as famílias já estão produzindo para alimentação em casa e comercialização do excedente.

O festejo contou com a participação de todas as famílias beneficiadas nessas comunidades, membros da comissão municipal da água (Alberto, Manoelito e Paula), membros da COFASPI (Nara Lígia – Coordenadora e José Nilton – Técnico de Campo de Caldeirão), o Prefeito Netinho e a Primeira Dama e o secretário de agricultura.

Na oportunidade, a COFASPI, responsável pela execução do Projeto Mais Água, informou às famílias que o Projeto já está em fase final, ou seja, todas as tecnologias já foram implementadas. No entanto, a entidade participou de outro processo seletivo e aguarda a liberação do recurso para iniciar a implementação de outras tecnologias no município.

A Comissão Municipal da Água considera importante que esses momentos aconteçam, inclusive faz questão de incentivar, para que as famílias consigam perceber a importância das tecnologias sociais, não só para elas, mas para outras famílias que também foram contempladas. De acordo com as famílias a ida às feiras agora é apenas para comprar o que a família não produz, desse modo a economia no final do mês é boa.

Ao final, as famílias promoveram a troca solidária dos produtos levados para exposição. Momento de alegria e satisfação em poder contribuir doando um produto seu para outras famílias.

sábado, 13 de setembro de 2014

TROCANDO EXPERIÊNCIAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO LIVRE DE AGROTÓXICO

“A gente faz agricultura há tanto tempo, e só agora vimos nos sentir parte dela”.

Quarta feira, 10 de setembro de 2014. O sol mal estreava seus primeiros raios quando na comunidade de Jenipapo fomos recebidos com um delicioso café da manhã com direito a beiju recheado, entre outras comidas do lugar.

A simpática comunidade do município de saúde recebia cerca de 30 agricultores/as de vários municípios integrantes da REFAS (Rede de Feiras Agroecológicas Solidárias do Piemonte). Estava iniciando um rico intercâmbio, para, entre uma piada e outra, trocar experiências de união e solidariedade na construção de um mundo novo e de vida na labuta do campo pela garantia de uma alimentação saudável e livre de agrotóxico.

Após o Café da manhã, os agricultores/as visitaram a propriedade de dona Maria, que orgulhosa nos mostrava sua abóbora “gigante”, dizendo ser a segunda daquele mesmo pé. “Não pode tocar não senão seca”, disse uma agricultora para a graça dos demais que caíram na risada. Segundo ela, se tocar no fruto antes do tempo o mesmo pode secar e cair. O caso foi levado a sério pelos demais.

Em seguida conhecemos a rica experiência de Dona Celina, agricultora que com orgulho nos apresenta sua produção orgânica no quintal da casa. “Quando chega na feira não dá pra quem quer”, diz ela, falando do óleo de licuri que produz e vende na feira agroecológica de Saúde. “É daqui que tiro meu sustento... todo santo dia eu tô aqui. No dia que dá 5 da manhã, se este rádio não ligar estas galinhas correm tudo pra porteira”. Segundo Dona Celina, as galinhas acostumaram tanto com sua presença, que sua ausência é sentida pelos animais. Deixar o rádio ligado é uma forma de “dizer” a eles que ela está por perto.

Além da produção Agroecológica, Dona Celina também cria patos, peixes e porcos, são estes animais que fizeram com que Breno, seu neto de 9 anos, escolhesse ficar na roça ao invés de voltar à São Paulo onde morava com o pai.

“Coisa linda! Deste pé eu quero uma muda”, diz dona Joelita, acabávamos de chegar no Projeto Florescer, onde mulheres da comunidade tiram o sustento com o cultivo de flores ornamentais ao lado de hortaliças plantadas em área coletiva.

A união é o ingrediente principal na produção agroecológica. Nesta visita, pudemos perceber que a união se dá também para as necessidades da comunidade, é o que aconteceu, por exemplo, para a construção da “barraginha”. Neto e Vera, moradores da comunidade, orgulhosos dizem como foi o processo de construção da barragem, onde só foi possível com participação e envolvimento de toda comunidade através de mutirão, bingos e rifas.

“Ligeiro que deu fome...” Disse dona Joelita enquanto tomava água de um coco que tinha acabado de cair. O tempo passou rápido, mal nos demos conta e já era quase 13 horas.

Após almoço, fomos recepcionados na sede da associação onde o presidente da mesma expôs a história da comunidade. Em seguida o intercâmbio seguiu com monitoramento do Prêmio Mandacaru, executado pela COFASPI (Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura sustentável do Piemonte) e em seguida realizado o planejamento de algumas ações da REFAS com intuito de fortalecer cada vez mais a rede de comercialização na garantia de alimentos saudáveis e melhoria da vida no semiárido.

Na avaliação, os/as agricultores/as falaram da importância da troca de saberes e da importância da experiência da comunidade de Jenipapo para o fortalecimento da agricultura familiar no Território a partir do propósito da REFAS e das ações de desenvolvidas pela COFASPI.

Ao final de mais um dia, a necessidade de voltar pra casa, superou a vontade de continuar na agradável comunidade. Mas, nas sacolas de cada participante, ia mais que bananas, alfaces, flores, doces e temperos. Na bagagem, cada agricultor/a levava também um pouco mais de esperança e vontade de permanecer na luta pela produção de alimentos livre de veneno por uma vida melhor.


Texto e fotos: Farnésio Braz






terça-feira, 9 de setembro de 2014

JACOBINA PARTICIPA DE PLEBISCITO POPULAR POR CONSTITUINTE DO SISTEMA POLITICO

O comitê Local de Jacobina concluiu ontem às 21:00 h a contagem de votos do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Politico.

De 1 a 7 de setembro, membros do comitê, representantes da COFASPI, CPT, Levante Popular da Juventude, Associação Umbuzeiro, Sindicato dos Bancários, membro das comunidades e estudantes coletaram votos nas ruas, praças, escolas e comércio de Jacobina. O resultado?? 1.081 pessoas disseram SIM à Proposta do plebiscito contra apenas 33 que responderam não. Parece pouco, mas a quantidade de votos resultado da campanha representa aproximadamente 2% do eleitorado oficial do Município.

O comitê Local, agradece a todos que participaram deste processo histórico e politico na construção de um Brasil mais representativo, mais justo e igualitário.
Farnésio Braz
Comunicação COFASPI

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Projeto Mais Água realiza Intercâmbios de Experiências na Comunidade de Inácio João em Caém



Agricultores e agricultoras dos municípios de Caém, Caldeirão Grande, Saúde, Pindobaçú, Ponto Novo e Filadélfia, contemplados pelo Projeto Mais Água: Captação de Água de Chuva para Produção no Semiárido Baiano, executado pela Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI), em parceria com a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), técnicos da entidade e membros das Comissões Municipais da Água participaram dos Intercâmbios Intermunicipais para troca de saberes, sabores e experiências. Os intercâmbios aconteceram na comunidade de Inácio João, localizada no município de Caém (BA), entre os dias 18 a 23 de agosto. Ao todo, foram cinco experiências visitadas e teve participação de 200 agricultores e agricultoras familiares.

Uma das agricultoras visitadas é Dona Áurea Ramos, que recebeu uma cisterna enxurrada do Projeto Mais Água, ela tem uma boa experiência com o plantio de frutas, além de suas hortas que já estão dando bons frutos e melhorando a qualidade da alimentação de sua família. Dona Áurea e sua família estão radiantes de alegria com o seu quintal produtivo que foi implementado depois da cisterna.

Também com uma cisterna enxurrada do Projeto Mais Água, Dona Gildete Jesus recebeu os intercâmbios com muita satisfação, mostrando para os agricultores e agricultoras sua excelente experiência no cultivo de hortaliças, além do seu tempero feito com ingredientes orgânicos. A venda das hortaliças e do tempero na feira de Caém garante renda para sua família. Dona Gildete ficou tão empolgada com os intercâmbios que ao final do último dia ela presenteou alguns participantes com lindos mois de alface.

Homem muito trabalhador, que outrora passou muita dificuldade por falta de água, Seu Givaldo de Jesus nos recebeu, afirmando que hoje comemora dias melhores com sua cisterna enxurrada implementada pelo Projeto Mais Água. Além de sua horta que contribui com a segurança alimentar de sua família e agrega valores à sua renda, ele também planta mandioca. Nessa visita todos ficaram atentos ao observar suas explicações de como é feito o manejo da terra para uma boa produção, obedecendo aos princípios de convivência com o semiárido e o cultivo orgânico.
 
Já na propriedade de Seu João Alves, que recebeu uma limpeza de aguada do Projeto Mais Água, a vida também melhorou, segundo sua avaliação. A tecnologia possibilitou o plantio da cana, sorgo, capim elefante, aipim e milho, garantindo a alimentação de seus animais. Seu João relata que não está dando conta da produção de capim, de tão boa e rápida, ele está doando e vendendo para aqueles que se interessam. Ele conta também que sua esposa se empolgou, plantou andu e hoje está comercializando para ajudar na renda da família.

Mulher guerreira que luta para a melhoria de vida dos produtores rurais, Dona Janete também foi visitada pelas famílias. Em sua propriedade, ela recebeu uma cisterna calçadão do P1+2 a três anos. Hoje ela cultiva hortaliças com canteiros de lona sem alvenaria, produz temperos orgânicos com produtos cultivados em sua propriedade, onde vende na Feira Agroecológica de Caém, que também é fruto da COFASPI. Ela ministra cursos para outras agricultoras que tenham interesse em disseminar a receita do tempero. Além disso, Dona Janete agrega valores a sua renda com a fabricação de sabonetes com ervas medicinais produzidas em sua propriedade. Janete é um exemplo de que é possível viver bem no semiárido.

Para Dona Janete, o intercâmbio fui muito positivo para todos. “O intercâmbio foi de muita importância pra quem veio de outras comunidades e pra gente aqui de Inácio João. Quem veio saiu daqui acreditando que é possível plantar numa região seca, se alimentar bem e gerar renda. Pra nós, também foi muito bom, pois a gente sente uma satisfação muito grande em passar nosso conhecimento para os outros. Então, essa troca de experiência foi muito positiva e esse é um momento para agradecer muito a Deus por isso que tá acontecendo, por nossas vidas serem transformadas para melhor.

Os agricultores e agricultoras acompanharam atentamente as visitas e acharam muito importante a troca de experiências, pois os incentivaram a fazer igual e cada vez melhor em suas propriedades. Dona Veraneide Santos, da comunidade de Genipapo, do município de Saúde, era uma das mais atentas e falou sobre o intercâmbio. “Eu achei muito importante esse intercâmbio porque isso fortalece a gente. Eu tô saindo daqui fortalecida, com vontade, a gente vê que a coisa dá certo, que não precisa ir pra cidade grande pra ser escravizado e morar debaixo da ponte. Com um pedacinho de terra e uma cisterna, dá pra ter uma alimentação saudável e ter uma renda pra sustentar a família”, diz dona Veraneide.
 
Durante os seis dias de intercâmbios, todos os agricultores e agricultoras saíram satisfeitos da comunidade de Inácio João, com ideias e sugestões de melhoria para suas propriedades, com a esperança renovada e a crença de prosperidade. A troca de experiências possibilitou que as famílias conhecessem realidades próximas, parecidas com as suas, onde elas perceberam que é possível comer bem, gerar renda e viver melhor, de forma mais digna, através de políticas públicas adequadas para o Semiárido.


Além da troca de saberes, sabores e experiências durante os intercâmbios as famílias que foram visitadas aproveitaram para comercializar suas produções, promovendo mais uma vez geração de renda.

Fabiano Vidal
Comunicação COFASPI

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

COFASPI participa de lançamento do Projeto de Ater no município de Saúde

No dia 13 de agosto, na comunidade de Porteiras, localizada no município de Saúde, aconteceu o lançamento do projeto de ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural.O projeto tem como objetivo cadastrar famílias para terem acesso à assistência técnica voltada a agroecologia, por meio de ações diretas como visitas, diálogos, intercâmbios e eventos de formação. A entidade executora é a APPJ – Associação dos Pequenos Produtores de Jaboticaba.

A COFASPI – Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte esteve presente com a participação do animador de campo do Projeto Mais Água: Captação de Água de Chuva para Produção no Semiárido Baiano, Rone Lima e da estagiária Damiles Couto. Na ocasião, o Projeto Mais Água foi muito elogiado pelas famílias agricultoras, que relataram que depois da implementação de suas tecnologias sociais de captação de água de chuva a vida melhorou, passaram a produzir em suas hortas e comercializar o excedente.

O Projeto de Ater abrangerá os territórios Bacia do Jacuípe, Bacia do Itapicuru, Piemonte da Diamantina e Território do Sisal. Serão 12 famílias cadastradas na comunidade de Porteiras, 12 em Água Branca de Fora, 12 em Jenipapo e mais 12 na comunidade de Candelária, totalizando 48 famílias no município de Saúde. Dessas comunidades, a COFASPI, através do Projeto Mais Água, só não atuou em Candelária, ou seja, 36 famílias atendidas pelo Projeto Mais Água executado pela COFASPI serão atendidas pelo Projeto de ATER que será executado pela APPJ.

As ações de ATER serão de extrema importância no processo de construção do conhecimento para o desenvolvimento sustentável dessas comunidades, visando melhorar a qualidade de vida das famílias agricultoras e fortalecer a agricultura familiar no segmento agroecológico.

A junção da política pública de acesso à água para produção e dessedentação animal e, a de assistência técnica agroecológica trabalhando junto para a melhoria da produção no semiárido, essa é mais uma conquista do povo sertanejo.


Fabiano Vidal
Comunicação COFASPI