quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

COFASPI realizou Encontro Comunitário/ Municipal de Avaliação do P1+2


A Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte - COFASPI, realizou na quarta-feira (11) de dezembro em Jacobina-Bahia na sede da Cooperativa, o Encontro Comunitário Municipal de Avaliação do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS. O encontro reuniu agricultores e agricultoras familiares atendidas pelo P1+2, comissões municipais da água e a equipe do P1+2, com o objetivo de refletir e discutir sobre as ações desenvolvidas pelo programa.

O encontro caminhou em torno da temática: Educação Contextualizada acerca da Convivência com o Semiárido, fazendo um resgate do que foi visto, debatido e vivenciado durante o processo de execução do programa, que envolve muito mais que implementação de tecnologias, mas sim a construção de processos participativos, promovendo a segurança alimentar e nutricional e a geração de renda para as famílias agricultoras, por meio do acesso e manejo da terra e da água. Assim, proporcionando “Um Novo Olhar sobre o Semiárido”, instigando como principio a metodologia participativa é possível ver nas experiências dos agricultores e agricultoras estratégias e alternativas para convivência, sendo compartilhadas e multiplicadas em todo Semiárido.

O encontro foi marcado por mística, oração e apresentação na sua abertura, buscando a participação e integração uns com os outros. João Oliveira, da comunidade Saracura /Jacobina, se apresentou e abordou a importância desse momento, assim como os demais ocorridos ao longo do P1+2. “Estamos aqui hoje para que juntos possamos aprender mais e crescer no campo, sem o uso de produtos químicos. (...) Acredito que vamos sair daqui um pouco mais enriquecidos com a troca de ideia e experiência de cada um”, expressa João. Seguindo assim, o dia de maneira atenciosa e interativa por todos os participantes.

Na parte da tarde além das discussões sobre o vídeo “Um Outro Olhar”, elevando as temáticas abordadas nas capacitações e intercâmbios, os participantes se reunirão para avaliar os pontos positivos e os negativos, além de indicar sugestões de melhorias para os próximos termos, partindo dos espaços participativos de formação até as construções das tecnologias. Em seguida, apresentaram os resultados das discussões em grupo, ressaltando com maior êxito as coisas boas e as mudas que estão sendo proporcionadas através das ações do P1+2. Semeando assim, um Semiárido mais rico em vida e possibilidades.











Robervânia Cunha, Comunicadora Popular da COFASPI/P1+2

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Troca de saberes em Intercâmbio do P1+2 incentiva e fortalece a produção agroecológica

    
Compartilhar experiências e ações realizadas cotidianamente em suas terras e propriedades resulta em momentos ricos e alegres para agricultores e agricultoras em todo Semiárido. Esses espaços se intensificam nos intercâmbios realizados pelo Programa uma Terra e Duas Águas – P1+2, da Articulação Semiárido Brasileiro – ASA, que está sendo executado no Território Piemonte da Diamantina pela Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte – COFASPI e financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS.

Dessa forma, aconteceu no município de Capim Grosso, (Bahia) o Intercâmbio Intermunicipal do P1+2, tendo como objetivo fortalecer a agricultura familiar, a partir da troca de saberes entre os agricultores e as agricultoras em torno das práticas agroecológicas. As visitas foram acompanhadas pelo Coordenador do P1+2, Gilvando Souza. “Ficamos felizes em proporcionar esses momentos de interação de agricultores e agricultoras, mais ainda de ver as tecnologias contribuindo para melhoria de vida do povo do campo. E que em um futuro próximo as pessoas que estão visitando hoje sejam também visitadas por outras que serão atendidas pelo projeto P1+2”, enfatiza Gilvando.
O intercâmbio contou assim, com a participação de pessoas atendidas com as tecnologias sociais voltadas para produção de alimentos e a criação de pequenos animais. A ideia foi visitar famílias atendidas no termo passado, que vem conseguindo aumentar a produção e comercializar, gerando uma renda familiar.
O primeiro dia pela manhã, realizou-se duas visitas para conhecer a tecnologia social Cisterna-Calçadão dando bons frutos para a agricultura familiar na comunidade Mata do Estado. As visitas foi nas casas das irmãs Jucineide de Jesus Silva e Soneta de Jesus Silva (Baíta). Ambas com boa produção de hortaliças, que garante a segurança alimentar e nutricional de suas famílias e comercializam o excedente na Feira Agroecológica de Capim Grosso.
Segundo as irmãs a tecnologia trouxe um grande diferencial em suas vidas, pois antes produziam bem menos, precisavam comprar muito do que hoje já adquirem em suas propriedades. “Melhorou e muito, antes nem onde armazenar água a gente tinha, nem da chuva e nem mesmo de carro pipa. (...) Depois da cisterna estamos plantando mais coisas, que dar para tirar o de casa e levar um pouco para a feirinha”, diz Baíta.

Outro lugar de aprendizagem, durante a parte da tarde, se deu na Horta Casa do Menor, local esse que contempla algumas diversidades de hortaliças. Assim, foi possível conhecer a partir da interação com um dos responsáveis da Horta Judson, a forma de plantio do espaço, como também tempo de plantar e colher, para não perder a produção, adubação, compostagem orgânica e o cuidado diário com a irrigação da horta.
No dia seguinte, logo cedo, o grupo de agricultores/as foi visitar a Feira Agroecológica de Capim Grosso, além de conhecer o trabalho dos produtores/as, os participantes ficaram animados com o resultado de garra e resistência de outras pessoas que já foram contemplados no termo passado, comercializando mesmo no período difícil de estiagem. Para encerrar bem do dia, os/as feirantes/as contaram um pouco do processo, das reuniões e da união do grupo para conseguir articular e organizar a Feira Agroecológica de Capim Grosso.
A implantação da Feira, aconteceu por intermédio do Projeto:  Promoção  e Fortalecimento de Fundos Rotativos Solidários e Feiras Agroecológica Solidária no  Território  Piemonte  da  Diamantina  -  Estado  da  Bahia,  executado  pela COFASPI.  Um dos objetivos centrais do projeto dá-se pela criação da Rede de  Feiras  Agroecológica  Solidária  do  Piemonte  da  Diamantina   (REFAS),  que tem  como  proposta  criar  um  Fundo  Rotativo  permanente  para  que  o  grupo possa  aumentar  a  produção  e  caminhar  com  suas  próprias  pernas,  com autonomia.
“O mais importante e o que faz esse grupo está aqui hoje é união que nós temos, se não fosse isso não tínhamos conseguido nada”, relata Marcone (Feirante).

“Sempre que têm esses momentos assim, eu gosto de participar e levar as experiências dos nossos companheiros agricultores ai pra casa. É uma troca de saber mesmo e muito boa”, diz Durvalino dos Santos.



Robervânia Cunha, Comunicadora Popular da COFASPI/P1+2

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

SISMA foi realizado nos municípios de atuação do P1+2 no Território Piemonte da Diamantina


O Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA,), executado pela Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI), realizou a Capacitação para Manejo de Sistema Simplificado de Água para Produção para Alimentos (SISMA), nos quatro municípios de atuação, na ordem de realização está Capim Grosso, Serrolândia, Mirangaba e Jacobina, em data distinta, porém com o mesmo objetivo, refletir e discutir com as famílias atendidas, alternativas para convivência com o Semiárido, produção de alimentos saudáveis sem uso de agrotóxicos, fortalecendo à segurança alimentar e nutricional das famílias produtoras e do povo consumido.

Seguindo esses conteúdos voltados para a produção agroecológica, tais como: metodologia e técnicas de produção adequadas ao Semiárido, manejo de água para irrigação, produção e uso de defensivos naturais, entre outros. O SISMA faz parte da segunda etapa de formação do projeto P1+2 no processo de implementação das tecnologias sociais e contempla com maior intensidade a orientação para o gerenciamento sustentável da água de chuva captada e armazenada nas tecnologias, já que com esse encerra-se o ciclo de construções dos reservatórios. Sendo que na primeira fase, que antecede as construções, acontece o curso de Gestão de Água para Produção de Alimento (GAPA).
      Os encontros de capacitações foram marcados pelo aprendizado e troca de experiências e saberes entre agricultores e agricultoras, além do instrutor/instrutora que conduziram os três dias de conhecimentos compartilhados, dividindo-os entre teoria e prática, contribuindo para uma melhor gestão da propriedade e na Convivência com o Semiárido.
      Os agricultores e agricultoras se demostraram animados e motivados, a exemplo do senhor Isac dos Santos que diz estar feliz com a conquista da sua Cisterna Calçadão.  “A cisterna vai melhorar minha vida, principalmente quando Deus mandar chuva para completar a benção de ter essa tecnologia perto de casa. Para podermos produzir mais hortaliças, verduras, frutas e não faltar água para os animais”, expressa o senhor Isac do município de Serrolândia.
Para Durvalino dos Santos do município de Mirangaba, a tecnologia vai livra a sua companheira do plantio de hortaliças longe de sua casa. “Minha mulher agora vai planta as hortaliças perto de casa”.

 “Tudo que aprendemos aqui no curso temos que ter o compromisso de por em prática em nossa propriedade” diz o agricultor Gerte Silva.




 Robervânia Cunha, Comunicadora Popular COFASPI/P1+2

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

NOTA OFICIAL



A Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte – COFASPI, responsável pela execução dos Subconvênios 237/2012 e 256/2012 – ESTADO/SEDES/COFASPI, vem por meio deste, tornar público seu processo de Cotação de Preços, conforme Portaria Interministerial nº 507, de 24/11/2011, para os itens de: alimentação, hospedagem, combustível, manutenção de computadores, itens de papelaria, reprodução gráfica, materiais de construção, aluguel de máquinas para escavação. Informa ainda que os interessados deverão entrar em contato com a Comissão Permanente de Compras da COFASPI, no endereço: Rua da Aurora, n 90, Leader, Jacobina/BA, CEP 44.700-000, tel. (74) 3622-0017; Endereço eletrônico: cofaspi@yahoo.com.br



Nara Ligia Almeida Silva
Presidente da Comissão Permanente de Compras