segunda-feira, 28 de outubro de 2013

COFASPI inaugura Ponto de Leitura na Comunidade Pau Ferro



   A Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Pimonte (COFASPI) inaugurou, no dia 21 de outubro, um Ponto de Leitura na comunidade de Pau Ferro, município de Jacobina. Essa ação da COFASPI aconteceu por meio do projeto Ponto de Leitura: revelando os saberes e sabores no campo, como uma das principais metas do projeto, além dos encontros, reuniões, cursos e oficinas como atividades iniciais para mostrar e apresentar a forma que funcionaria a continuação do projeto com a implantação do Ponto de Leitura, despertando na comunidade o hábito e o interesse da prática da leitura, através das temáticas voltada para a realidade social e o desenvolvimento sustentável no campo, ampliando a compreensão e participação no contexto local.

A alegria, integração e motivação, marcou o momento da inauguração do Ponto de Leitura, que foi celebrado com exibição de vídeos, apresentação de poemas, causos e peças teatrais sobre contos, recontos e cordel da literatura infantil, assim como, discussões e reflexões sobre a importância dessa implantação na comunidade. A frente da articulação e organização, representando a comunidade Genilson e Amanda, prepararam junto ao povo uma linda festa para comemorar. “Eu fiquei muito feliz quando Robson chamou a gente para uma reunião. (...) Uma surpresa, vocês querem participar de um Ponto de Leitura com uma biblioteca na comunidade. É uma realização para nossa comunidade”, relata Amanda.
Na ocasião, o Diretor/Presidente da COFASPI, Robson Aglayton, fala do compromisso da COFASPI em contribuir com o crescimento dessa ação na comunidade, como também o de levar outros projetos executados pela Cooperativa. “Adquirimos alguns livros falando sobre o que é: agricultura familiar, organização, comunitária, o que é viver em comunidade, sobre agroecologia, literatura infantil, e outros. Mas a ideia é conquistar mais livros e colocar internet ajudar ainda mais os estudantes em pesquisas escolares. E que esse espaço da leitura, seja também de reflexão sobre o que foi lido. (...) nós da COFASPI estaremos com o compromisso de sempre está aqui com vocês, com os trabalhos de assistência técnica, os das cisternas e todos os outros que a COFASPI possa trabalhar”, afirma Robson.
Dessa forma, a moradora da comunidade Dona Júlia, fala da importância dos projetos estarem chegando à comunidade. “Antes as dificuldades eram grande, mas as coisas vêm melhorando e a COFASPI contribui para que isso aconteça, ela que trouxe a novidade das cisternas, que é tão importante para a gente ter o espaço de guardar água. E agora mais esse bonito trabalho para nossa comunidade, diz Dona Júlia”.
“A leitura é isso, é se familiarizar, é folhear, é observar, é comentar. A gente não precisa saber aquela leitura profissional, mas que o livro proporcione aquela leitura de mundo, refletida em cada um”, Eliene Rios.



Comunicação Popular da COFASPI



sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou no Diário Oficial da União, nesta segunda-feira, 14 de outubro, 2 projetos de Instrução Normativa (IN) que estão submetidos à consulta pública por um período de 30 dias.

O objetivo da consulta pública é permitir a ampla divulgação dos projetos de Instrução Normativa e a participação de todos os interessados, da sociedade e da rede de produção orgânica, por meio do encaminhamento de contribuições.

As sugestões, devidamente fundamentadas, poderão ser enviadas pelos correios, para a Coordenação de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - COAGRE/DEPROS/SDC/MAPA, situada na Esplanada dos Ministérios, Bloco D, Anexo B, sala 152, CEP 70043-900, Brasília-DF, ou por e-mail, para os endereços eletrônicos a seguir, conforme o assunto:

1. Regulamento Técnico para os Sistemas Orgânicos de Produção: organico.consulta46@agricultura.gov.br
Projeto de Instrução Normativa com a finalidade de alterar a redação da Instrução Normativa no 46, de 6 de outubro de 2011, que estabelece o Regulamento Técnico para os Sistemas Orgânicos de Produção, bem como as listas de substâncias e práticas permitidas para uso nos Sistemas Orgânicos de Produção.

Anexos: Portaria e Projeto de Instrução Normativa

2. Comissões da Produção Orgânica: organico.consulta54@agricultura.gov.br

Projeto de Instrução Normativa que regulamenta a Estrutura, Composição e Atribuições das Comissões da Produção Orgânica nas Unidades da Federação e a Subcomissão Temática de Produção Orgânica.

Projeto Mais Água realizou reunião ampliada em Saúde

A Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte – COFASPI, por intermédio do “Projeto Mais Água: Captação de Água de Chuva para Produção no Semiárido Baiano” (Convênio 017/2011 MDS/SEDES – Subconvênio 256/2012 MDS/SEDES/COFASPI), realizou uma reunião ampliada no centro Paroquial de Saúde. Estiveram presentes: Nara Lígia (Coordenadora do Projeto Mais Água), Zé Lito (Coordenador da Comissão Municipal da Água), Dilma (Secretária da Comissão Municipal da Água), Sabino Neto (Presidente da Associação de Jenipapo e Membro da Comissão Municipal da Água), Aldemário (Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Membro da Comissão Municipal da Água), Isidório (Presidente da Associação dos Produtores de Leite e Membro da Comissão Municipal da Água), Rone (Animador de Campo do Projeto Mais Água), Rita de Cássia (Assistente Social, representante da Secretaria Municipal de Assistência Social), Ivanessa (Comunicadora Popular da COFASPI).
Nessa reunião, discutiu-se sobre a composição e responsabilidade da Comissão Municipal da Água que deve ser formada por organizações de base municipal, entidades e representantes municipais, preferencialmente, representadas por instituições locais ligadas aos Trabalhadores Rurais, Agricultura Familiar, Agente Comunitário de Saúde, Segurança Alimentar e Nutricional Povos e Comunidades Tradicionais, Desenvolvimento Rural, Pastoral da Criança, Conselho Tutelar.
          Sobre o papel e função social da Comissão Nara Lígia (Coordenadora do Projeto Mais Água) comentou: “Esse é um trabalho voluntário e social de fortalecimento dos sindicatos, cooperativas, associações, etc, para que essas lideranças sociais possam dar um retorno para as famílias e comunidades agricultoras. A gente discute e promove política pública para o povo, a gente não apoia e não faz politicagem”, enfatizou a coordenadora.
A representante da Secretaria de Assistência Social, Rita de Cássia, afirmou que a Secretaria está à disposição para parcerias e para contribuir com o projeto em questão que irá beneficiar as famílias agricultoras. “A gente trabalha com ética política, no sentido de desmistificar as políticas assistencialistas. Estamos à disposição para contribuir e firmar parcerias com os movimentos sociais para beneficiar as pessoas e seus direitos”, afirmou.
Ademais, foi avaliada e elogiada a metodologia popular de trabalho do Projeto Mais Água e da COFASPI, que está servindo de exemplo para a organização de associações comunitárias. Foi destacado como ponto positivo as exposições e entrevistas na rádio local, como ferramenta importante de comunicação sobre as ações desenvolvidas pelo Projeto Mais Água.
O município de Saúde está recebendo as seguintes tecnologias: 60 Cisternas de Produção/Enxurrada, 50 Barreiros tricheira familiar, 04 Barreiros tricheira comunitário, 09 Limpezas de Aguada, 15 Quintais Produtivos. O animador de campo do município relatou que já foram escavas 30 cisternas de produção e 15 já estão em processo de construção, além disso, grande parte do material de construção já foi entregue para as famílias.
 A reunião foi rica e fundamental para esclarecer dúvidas acerca do Projeto, fomentar a parceria entre a COFASPI o poder público, fortalecendo assim o exercício do controle social da Política Pública de acesso à segunda água. Ao final, foi encaminhado a realização de um curso de pedreiros cisterneiros para o município de Saúde, através de uma parceria com a Secretaria de Assistência Social e a COFASPI.


quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Diga não aos exterminadores de sementes! Contra o Projeto de Lei 268/2007 no Brasil


Pressionando Deputados(as) da Comissão de Constituição e Justiça


Abaixo-assinado por

ActionAid Brasil


Na semana em que comemoramos o Dia Mundial da Alimentação, um fato extremamente grave ameaça a soberania e a segurança alimentar e nutricional em nosso país. Trata-se do Projeto de Lei (PL) n° 268/2007 de autoria do Deputado Eduardo Sciarra - PSD/PR.

Se aprovado, permitirá a produção e comercialização de sementes transgênicas suicidas, ou seja, sementes conhecidas como TERMINATOR, que após a colheita não voltam a germinar, obrigando os agricultores a comprar sementes a cada safra. Essas sementes ainda possuem alto risco de tornar também estéreis as que estejam sendo cultivadas em propriedades próximas.

O projeto está em trâmite na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC) na Câmara. Ele já foi aprovado na Comissão de Agricultura, mas recebeu voto contrário da Comissão do Meio Ambiente.

É MUITO IMPORTANTE que toda a sociedade se manifeste junto aos Deputados que compõem a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) sobre os gravíssimos riscos da perda de biodiveridade do país e da insegurança alimentar que esse projeto ameaça trazer, pedindo, portanto a sua REJEIÇÃO.


Esta é uma campanha organizada por:
ActionAid Brasil
ANA – Articulação Nacional de Agroecologia
AS-PTA
Centro Ecológico
Centro Sabiá
CONTAG
Cooperativa AECIA
Cooperativa Econativa
CTA - ZM
FASE - Federação de Órgãos para a Assistência Social e Educacional
FBSSAN - Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional
FESANS/RS
Grupo ETC
GEA - Grupo de Estudo em Agrobiodiversidade
Movimento dos Pequenos Agricultores
MMTR-NE
MST
Multirão Agroflorestal
Plataforma Dhesca Brasil
Rede de Mulheres Negras para Segurança Alimentar
Rede Ecovida de Agroecologia
Terra de Direitos

Via Campesina Brasil


Agricultores experimentadores de todo Semiárido participam de encontro em Campina Grande

Entre os dias 28 e 31 de outubro, mais de 260 agricultores dos nove estados do Nordeste e também de Minas Gerais, cujos territórios estão incluídos na região semiárida, estarão reunidos no Garden Hotel em Campina Grande, para participar do III Encontro Nacional de Agricultoras e Agricultores Experimentadores do Semiárido, que tem como tema: “Guardiões da biodiversidade cultivando vidas e resistência no Semiárido”.  O evento é promovido pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA Brasil) uma rede composta por mais de três mil organizações envolvidas com as temáticas da agricultura familiar de base agroecológica e convivência com o semiárido.



A programação de quatro dias do encontro inclui feira de sabores e saberes, visitas de intercâmbio as regiões do Curimataú, Cariri e da Borborema, oficinas temáticas, peça de teatro, painéis, trabalhos em grupo e atividades culturais. O objetivo do evento é promover a troca de experiências entre os agricultores familiares, valorizar o conhecimento tradicional dessas famílias na construção da agroecologia, e ativar redes de troca para que as pessoas possam conviver com o Semiárido a partir dos recursos locais. A primeira edição do evento ocorreu na cidade do Recife em 2009 e a segunda no município de Pesqueira, na região do Vale do Ipojuca, agreste de Pernambuco.

Os agricultores debaterão temas como as múltiplas estratégias de superação e convivência com anos de estiagem prolongada; as redes de agricultores experimentadores e a construção da convivência com o semiárido e sua contribuição para as políticas públicas; e os avanços e desafios da assessoria técnica no campo, além do papel das políticas públicas para o fortalecimento das redes de agricultores experimentadores para a convivência com o semiárido.

Visitas de intercâmbio – O segundo dia de evento, terça-feira (29), será dedicado às visitas de troca de experiências. As delegações de agricultores dos 10 estados, incluindo da Paraíba, se dividirão em 12 grupos, que visitarão as três regiões próximas a Campina Grande (Cariri, Curimataú e Borborema). As visitas terão foco em quatro grandes temas: Sementes e diversificação produtiva dos cultivos; Quintais produtivos; Manejo agroflorestal das caatingas; Criatórios no semiárido – potencial forrageiro, manejo alimentar dos rebanhos e das raças nativas.

Serão visitadas famílias agricultoras dos municípios Remígio, Massaranduba, Alagoa Nova, Bananeiras, Nova Palmeira, Gurjão, Cubati, São Vicente do Seridó e Soledade. Na oportunidade cada família visitada apresentará a sua trajetória de inovação naquele tema. Outras famílias da região também vão falar sobre como estas experiências estão se articulando em rede, quais as estratégias que utilizam e quais as ameaças e as disputas na construção do modelo da agroecologia em contraposição ao modelo do agronegócio. “A visita é um momento privilegiado onde os agricultores experimentadores podem ter a experiência concreta da troca. É também um momento para valorizar a capacidade das famílias de disseminar o conhecimento que vem construindo”, explica Luciano Silveira, da coordenação da Articulação do Semiárido Paraibano.





Reunião com a Comissão Municipal da Água do Município de Caém – Bahia


Com o intuito de ajustar as informações entre Comissão da Água e Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte – COFASPI, que esta executando o Projeto Mais Água: Captação de Água de Chuva para Produção no Semiárido Baiano (Convênio 017/2011 MDS/SEDES – Subconvênio 256/2012 MDS/SEDES/COFASPI) reuniram-se, na Comunidade de Gonçalo, no Salão da Igreja Católica, Marlúcia, Gerson, Padre Luiz, Rogério, Luiz, Gildvan, Caetano, Manoel e Flávio (Membros da Comissão da Água de Caém), Marcelo das Mercês (Animador de Campo do Município), e Nara Lígia (Coordenadora do Projeto Mais Água).
O município de Caém esta recebendo 60 cisternas de produção, 50 barreiros trincheira familiar, 4 barreiros trincheira comunitários, 9 limpezas de aguadas, 1 BAP, 1 tanque de pedra, 1 barragem subterrânea e 15 quintais produtos por meio do Projeto Mais Água.
A reunião objetivou apresentar os resultados e o andamento do Projeto no Município de Caém aos membros da Comissão. Uma vez que as primeiras reuniões referentes ao Projeto com a Comissão teve como pauta a escolha das comunidades e das famílias a serem atendidas. A Comissão acompanha todos os processos do Projeto, mesmo assim, a COFASPI considera importante fazer essa reunião unificada, pois cada membro acompanha de acordo com sua disponibilidade de tempo, e a junção das informações consolida a execução e o papel social da Comissão e do Projeto Mais Água.

“Esses momentos são importantes para avaliar os avanços e as limitações do Projeto, bem como buscar as melhores estratégias para executar da melhor maneira o Projeto. As Comissões Municipais são as maiores parceiras nessa jornada de luta e resistência social do povo do semiárido”, relata Marcelo das Mercês (Animador de Campo do Município de Caém).

“CASA DE SEMENTE: RICA ESTRATÉGIA NO SEMIÁRIDO”

          Foi realizado na comunidade de Amarante, município de Serrolândia, o curso de Casa de Semente, através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), executado pela Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Pimonte (COFASPI).

          Na oportunidade, a instrutora Daniela Alves (estudante de Engenharia Agrônoma) apresentou e instigou as discussões sobre o processo de construção, cuidado e manutenção das casas de sementes, além da importância, da organização e o beneficiamento dessa prática. Proporcionando assim, momentos de troca de experiência e conhecimento entre agricultores e agricultoras, em um espaço de incentivo e fortalecimento a essa rica estratégia de Convivência com o Semiárido.
Outros pontos discutidos sobre a prática de armazenamento de sementes, deu-se pela: garantia da diversidade, autonomia, controle das sementes crioulas e independência das empresas de sementes, que tentam convencer os agricultores/as a utilizarem os seus pacotes de sementes, alegando que os mesmos garantem maior produtividade e lucro, e assim, inserem nas comunidades a utilização dos Híbridos e Transgênicos que comprometem a diversidade das sementes local e submetem os agricultores a dependência de sementes vindas de fora, que muitas vezes não se desenvolvem bem nas condições climáticas da comunidade, sem utilização de adubação química. Influenciando ainda na alimentação dos povos das comunidades.

No decorrer do curso os participantes fizeram um resgate das sementes que já existiram na comunidade e foram perdidas pela falta dessa prática de armazenar. “Perdemos muitos tipos de sementes por aqui. (...) Isso ocorreu porque nós muitas vezes deixamos de acreditar na nossa semente no que é nosso para acreditar e buscar o que vem de fora, esquecendo-se de nossas sementes e da nossa identidade. E as vezes por uma falta de planejamento quando chega o período de plantio semeamos toda a semente que temos não nos preocupando em deixar um pouco desta semente para caso não conseguirmos ter boa colheita”.
O agricultor Dalmir, fala da sua experiência em armazenar suas sementes em casa. “Sempre reservo um canto lá em casa para guardar minhas sementes, já tenho essa prática há muitos anos. Agora com o curso fortaleceu meu interesse em armazenar também no coletivo.”, afirma o senhor Dalmir.
O curso foi avaliado de forma produtivo, deixando a comunidade animada e comprometida em dar os próximos passos para a consolidação da construção da Casa de Semente Comunitária. “Foi bastante produtivo ficamos conhecendo a importância das casas de sementes para nos agricultores e os cuidados que temos que ter com as nossas sementes e agora vamos nos organizar para por em prática o que aprendemos aqui” disse a agricultora Anailda.



terça-feira, 22 de outubro de 2013

Confirmada a realização do SemiáridoShow 2013



A grande feira voltada para agricultores/as familiares de áreas dependentes de chuva do Nordeste tem uma nova edição confirmada para o ano de 2013. Durante os dias 29 de outubro a 1º de novembro o SemiáridoShow estará aberto a produtores/as, técnicos/as, estudantes e todos/as os/as interessados/as em conhecer tecnologias que proporcionam uma melhor convivência com as características peculiares de solo e clima da região.
 O evento, que acontece a cada dois anos na cidade de Petrolina (PE), é realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Mais uma vez, a exemplo da edição de 2011, conta com a parceria do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA). Dessa forma, são unidos o acúmulo de conhecimentos ao longo de 40 anos da empresa pública com vistas ao desenvolvimento da agropecuária no país, e a ampla experiência da organização não governamental na busca de alternativas viáveis para melhorar a vida do povo do sertão.

 Como tema deste ano estão os elementos essenciais para a convivência com o Semiárido: “Terra, Água e Tecnologias para a produção de alimentos”. No campo estarão expostos os frutos de décadas de pesquisas desenvolvidas pela Embrapa e outras instituições. Entre eles, alternativas para um melhor aproveitamento da água –, a exemplo das tecnologias de captação, armazenamento e uso de água de chuva.

 “Chegamos a questionar a viabilidade de se fazer um evento como esses em um ano tão seco, em que estamos enfrentando uma das maiores estiagens dos últimos 50 anos. Mas entendemos que, exatamente por isso, é tão importante essa iniciativa. É uma oportunidade de mostrarmos aos produtores que existem soluções interessantes e viáveis, e que é possível se preparar para enfrentar períodos difíceis como esse”, afirma o Chefe-Geral da Embrapa Semiárido, Natoniel Franklin de Melo.

A feira será apoiada por diversas empresas e instituições do setor privado e não governamentais, além de órgãos dos governos municipais, estaduais e federal. Entre os ministérios que já têm recursos assegurados estão o do Desenvolvimento Agrário, do Trabalho e Emprego, da Integração Nacional e do Meio Ambiente, além do Desenvolvimento Social, que tem contribuído com o evento vinculando-o às ações do Plano Brasil Sem Miséria, que de forma semelhante leva tecnologias para produtores/as familiares que vivem abaixo da linha da pobreza – público também abrangido no SemiáridoShow.

Para possibilitar o acesso dos/as produtores/as de outros municípios e estados no entorno da região de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), associações e sindicatos começam a se organizar junto às prefeituras e à coordenação da feira para formar caravanas, programadas para participar durante um dia inteiro das atividades que integram a programação do evento.

Para Tiago Pereira, colaborador do IRPAA e um dos coordenadores da feira, essa é uma importante oportunidade para que os/as produtores/as possam integrar seus conhecimentos oriundos de experiências do cotidiano com as demonstrações tecnológicas que serão apresentadas. “Eles levam elementos que vão facilitar a estruturação e a qualificação das suas atividades produtivas no meio rural”, destaca.



Imprensa SemiáridoShow

Contatos:
Embrapa – (87) 3866-3600 / 3861-4442
IRPAA – (74) 3611-6481 e 3612-8786
imprensa.semiaridoshow@gmail.com
www.semiaridoshow.com.br

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Resultado Final da Seleção Edital – 011/2013

O Presidente da Comissão de Seleção de Pessoal da COFASPI – Cooperativa de Assistência a Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, instituída pela Resolução 001/2013 de 01/07/2013 da presidência da Instituição, torna público o resultado final da seleção dos profissionais para trabalhar no Projeto de Apoio a Rede das Feiras Agroecológicas do Piemonte da Diamantina.





Função
Coordenador (a)
Situação






Candidata
Selecionada




Flávia Suzane Valença de Lima
Selecionada






Função
Técnico/ Auxiliar Administrativo  Administrativo
Situação



Candidata
Selecionada
Viviane Andrade Santos
Selecionada







Função
Técnico/ Animador de Campo
Situação

Itamar de Santana C. Duarte
Selecionado




José Lucas Santos
Selecionado
Candidatos
Selecionados






Marcos da Silva Machado
Selecionado