quarta-feira, 31 de julho de 2013

INAUGURAÇÃO DA FEIRA AGROECOLÓGICA NO MUNICÍPIO DE CAÉM


Com base na questão ecológica, acerca da importância de uma alimentação orgânica livre de agrotóxicos e com a necessidade de projetos que possibilitem a permanência das famílias no campo, foi que surgiu o Projeto Promoção e Fortalecimento de Fundos Rotativos Solidários e Feiras Agroecológicas Solidárias no Território Piemonte da Diamantina - Estado da Bahia, que proporciona a capacitação e organização dos produtores e produtoras na lida com a agricultura familiar, além de aumentar a renda e atender o consumo da família. O projeto está sendo executado pela Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar do Piemonte – COFASPI através de convênios com a SETRE (Secretaria de Trabalho, Renda, Emprego e Esporte do Estado da Bahia) e o BNB (Banco do Nordeste do Brasil) que visa promover e fortalecer as Feiras Agroecológicas nos dez municípios do Território Piemonte da Diamantina.


Na manhã da sexta-feira 05 de Julho, a COFASPI inaugurou a Feira Agroecológica Solidária na cidade de Caém, por meio de um grupo de mulheres que se uniram em virtude de uma mesma causa, inserir nesse município um espaço de comercialização dos produtos da agricultura familiar de base agroecológica, que além da variedade, o consumidor tem acesso a alimentos sem veneno, proporcionando uma vida saudável a toda comunidade. Esse momento foi Acompanhado por Markus Breuss (Coordenador do Projeto Feiras / COFASPI) e Joelma Silva (Assessora de Campo do Projeto Feiras /COFASPI).

 Mesmo conhecendo os riscos que os alimentos produzidos com agrotóxicos causam, muitas pessoas ainda não mudaram o hábito para consumir alimentos orgânicos - saudáveis, mas a expectativa é que com a chegada dessa feira a população comece a se conscientizar. Isso é o que relata uma liderança que vem articulando esse movimento Janete Rodrigues (feirante do grupo de Caém), “estive no intercambio da Paraíba e trouxe muito conhecimento e experiências para nossa produção, esse momento de inauguração de nossa Feira é simplesmente a realização de um sonho, saber que estamos levando alimentação de qualidade para a mesa das pessoas da nossa cidade me deixa imensamente feliz, acredito que quem ainda não conhece o produto orgânico, com essa feira vai mudar seus hábitos alimentares”. (..) “é muito diferente antes o pessoal comia as coisas sem saber de onde vinham, agora sabem que vai fazer bem o que estão comendo” diz Dona Rita (Feirante do grupo REFAS).

Na oportunidade esteve presente também à gestão pública da cidade, o Prefeito Arnaldo de Oliveira (conhecido como Arnaldinho), Secretário da Agricultura, Ericon Nilson e Coordenador da Secretaria de Agricultura, Ismael Neto, “estamos aqui no primeiro dia da feira de produtos orgânicos dos produtores do município de Caém e nós acreditamos que é uma forma de mostrar para as pessoas a qualidade dos alimentos, pois hoje os produtos orgânicos tem um conceito de qualidade muito grande, a gestão pública do município apoia esse projeto executado pela COFASPI, porque acreditamos que esse é o primeiro passo para o fortalecimento dessa feira, é importante que as pessoa vejam que a qualidade da alimentação é essencial” diz Arnaldinho. 



Diante dos consumidores que prestigiaram e garantiram suas frutas, legumes e hortaliça, estava dona Rita da Silva, que demonstrava muita alegria em poder comprar bons  produtos,trazendo benefícios para a saúde: "gostei demais dessa
inauguração,a vizinha me chamou e disse vamos lá comprar nossas verduras que não tem veneno, e para a gente idoso que temos problemas de saúde é ainda melhor comer esses alimentos naturais”, afirma dona Rita

. 
A feira recebeu a visita dos estudantes de uma turma do Colégio E.  Arnaldo de Oliveira, que estavam fazendo uma aula de Campo às margens do “Rio do Caém”, que se encontra em estado degradante de poluição, por intermédio da Professora de Geografia, Sônia Ferreira, que incentiva seus alunos em um trabalho de como revitalizar o rio da cidade, “mudança só acontece quando temos determinação”, afirma Sônia. Para finalizar o encontro Markus Breuss explicou sobre agroecologia, sustentabilidade e a importância da Feira no município. 


O espaço da feira funcionará toda sexta feira ao lado do CRAS no município de Caém.



Robervânia Cunha, Comunicadora Popular da COFASPI

 

sábado, 20 de julho de 2013

A COFASPI promove Curso de Gerenciamento de Água para Produção de Alimentos (GAPA) no município de Saúde – Comunidade de Genipapo – através do Projeto Mais Água


Durante os dias 17 e 18 de julho (quarta e quinta-feira) a Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte - COFASPI promoveu na comunidade de Genipapo, município de Saúde, o Curso de Gerenciamento de Água para Produção de Alimentos (GAPA) para as famílias beneficiárias do Projeto Mais Água: Captação de Água de Chuva para Produção no Semiárido. O curso contou com a participação dos/as beneficiários/as do Projeto e a presença de Ademário Almeida Freire (Membro da Comissão Municipal e Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Saúde) e o Presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais de Genipapo Sabino Dias Neto. Além de contar com o apoio constante do Animador de Campo do município Rone Lima Santos.
O objetivo principal do curso é capacitar e sensibilizar os/as beneficiários/as para o bom gerenciamento da água, para que eles possam fazer bom uso da tecnologia que posteriormente receberão. O participante Gilmar Alves deu suas considerações sobre esse momento: “foi muito proveitoso, eu acho que a comunidade só tem a ganhar, e que esse seja um de muitos que vêm pela frente e que todos os contemplados das tecnologias venham a ser multiplicadores e que ponham em prática tudo o que aprenderam”. Na oportunidade a agricultora Zenaide Maria Correia contemplada pelo Projeto Mais Água e participante do Projeto Feiras Agroecológicas falou sobre a importância dessas tecnologias: “essa tecnologia que ta chegando aqui pra gente é de grande importância, por que a gente sofre muito com a seca e a gente tendo água pra ter nossa horta não vai faltar verdura”.
O curso se deu de forma dinâmica com muita interação e participação de todos, inclusive, com contos e causos no decorrer do curso, buscando a maior participação e identificação dos participantes com a metodologia.


Valber Santana colaborador voluntário da equipe de comunicação da COFASPI.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Visita dos estudantes do CEP à COFASPI

Na manhã da quarta-feira, 10 de julho, a Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI), Jacobina BA, recebeu os estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios do Centro Baiano Professora Felicidade de Jesus Magalhães (CEP), da turma de Comércio e Secretariado, para visitar e conhecer os processos de funcionamento da Cooperativa.




O momento foi apresentado e acompanhado por Robson Aglayton (Diretor-Presidente da COFASPI), que de forma dinâmica e descontraída realizou essa atividade, dando seguimento com algumas temáticas apresentadas e discutidas a respeito de: capitalismo x cooperativismo, surgimento das cooperativas, funções da cooperativa. Assim como sobre cooperativismo: contexto histórico, importância das cooperativas, cooperativas de crédito. Além de apresentar o histórico da COFASPI: sua história, filosofia e ações.

Segundo a professora Juscimara Junqueira esse encontro foi bastante importante, pois acrescentou muito conhecimento na vida estudantil dos alunos, e somou como complemento pedagógico de uma atividade fora da sala de aula, “o que a gente quer é alinhar os conhecimentos teóricos à realidade, e à vivência dos alunos com experiências diferentes”.






Em clima agradável de participação e interação, foi aberto um instante para os alunos questionarem e acrescentarem seus conhecimentos sobre os temas debatidos. Na oportunidade o aluno Marcos Vinícius falou sobre o acréscimo que essa discussão lhe proporcionou: “foi bom, tive mais conhecimento, aprendi mais coisas e vi que a gente tem que parar de ser mais individualistas, tem que aprender a trabalhar em grupo e ajudar as outras pessoas”.


quarta-feira, 10 de julho de 2013

RESULTADO FINAL DO EDITAL PARA SELEÇÃO DE PESSOAL - 10/2013 COFASPI




COOPERATIVA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA À AGRICULTURA FAMILIAR SUSTENTÁVEL DO PIEMONTE – COFASPI


O Presidente da Comissão de Seleção de Pessoal da COFASPI – Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, instituída pela Resolução 01/2013 de 01/07/2013 da presidência da Instituição, torna público o resultado final do edital 10/2013, com o objetivo de selecionar 01 (um) profissional, Comunicador Popular, para trabalhar no PROJETO CISTERNAS II: captação de água para o consumo humano no semiárido baiano, CONVÊNIO Nº 237/2012, ESTADO/SEDES/COFASPI.

A COFASPI convoca a candidata classificada para se apresentar na sede da instituição, situada na Rua da Aurora, 90 - Leader, Jacobina, Bahia, no dia 12 de julho de 2013, às 16:00 horas da tarde. Munida dos documentos para contratação, encaminhadas por e-mail.

Para mais informações ligar para (74) 3622 0017 e/ou enviar e-mail para cofaspi@yahoo.com.br

VAGA
CANDIDATOS CLASSIFICADOS

Álvaro Luiz Alves da Silva

NÃO CLASSIFICADO

Enisleide Lima de Sousa Lopes

NÃO CLASSIFICADA

Luiz Carlos Vieira Santos

NÃO CLASSIFICADO

Mariele Gomes de Oliveira

NÃO CLASSIFICADA

Viviane Valença de Lima

CLASSIFICADA



Jacobina, BA, 10 de Julho de 2013

Moisés Felix de Carvalho Neto
Presidente da Comissão de Seleção