quinta-feira, 27 de junho de 2013

Cisterna: economia de água para maior produtividade

Agricultora Maria dos Remédios desenvolve práticas de convivência com o Semiárido
Eudes Costa - Comunicador popular da ASA
São Francisco - PB
21/06/2013

Ao passar pela estrada principal em direção ao município de São Francisco, região norte do alto sertão paraibano, olhando para as casas ao lado, com certa curiosidade, tem uma que se destaca pela grande expansão de uma área totalmente verde ao arredor do quintal, e por uma cisterna com um calçadão construído encima de um lajedo. Lá, na comunidade Viturino, mora Maria dos Remédios, de 52 anos, e seu esposo, Zé Carneiro, de 56. É nessa família que o quintal produtivo chama a atenção de quem passa. Logo se percebe o trabalho, a dedicação, a beleza espalhada pela diversidade de plantas.

Casados há 32 anos, parte dessa vivência foi no centro urbano de São Paulo. Somente em 2011 decidiram regressar para terra natal, com planos e esperanças para o início de uma nova história.  Compraram um pedaço de terra de apenas meio hectare; cheia de mato, mofumbo e pedra. Mas isso não desencorajou dona Maria, que tinha firme o desejo de colocar em prática sua paixão pela agricultura. Em pouco tempo receberam a cisterna-calçadão e algumas capacitações do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da ASA.

Às cinco horas da manhã, dona Maria se prepara para trabalhar, põe sua bota, coloca o chapéu de palha na cabeça e inicia suas atividades. A agricultora conta que se não fosse à cisterna não tinha a menor condição de viver na propriedade, nem mesmo com o poço que mandaram cavar, que não deu certo devido a pouca vazão d’água.
Dona Maria enche os regadores e calcula a água antes de agoar as plantas.


Antes da cisterna-calçadão, tinham a metade do que se tem hoje. Depois dela a forma de se planejar e produzir ganhou outra dimensão, o cuidado extremo em economizar água é indispensável, tudo é pensado para poupar e manter maior produtividade com segurança. O regador é um utensílio importantíssimo para a agricultora, que rega na medida certa, fazendo o controle do uso da água, sem que haja desperdícios. “Tem que ser tudo aguado com regador, eu tenho alguns coqueiros, mas a forma como eu faço é só pra manter a planta, coloco apenas a quantidade de água de um regador, ai segura o verde por muito tempo, eu sei que não vai dar o fruto, mas mesmo assim salvo a planta e economizo”, afirma Maria dos Remédios.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

A COFASPI PROMOVE CURSO DE GAPA EM MIRANGABA/BA



Interação, discussão e troca de experiência sobre “um novo olhar para a propriedade” com agricultores e agricultoras, marcou os dias 03, 04 e 05 de junho na sede do Sindicato da cidade de Mirangaba, na Bahia, onde foi realizado o curso de Gestão de Água para Produção de Alimento (GAPA), através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1 +2), realizado pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), executado pela Cooperativa de Assistência a Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI), e financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O GAPA foi organizado e acompanhado por Rodrigo Almeida (Técnico/Animador P1+2) e teve como instrutor Romilson Pereira (Militante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA)), ambos com o objetivo de trocar experiências com as famílias da agricultura familiar para melhor garantia de um sistema de produção apropriado, fortalecendo as terras para a produção, buscando alternativas para aproveitamento das águas da chuva, os cuidados com a horta e as plantas medicinais, a importância do uso dos defensivos naturais, a fertilização do solo, entres outras questões que envolvem a agricultura familiar.

TROCA DE EXPERIÊNCIA E CONHECIMENTO ENTRE AGRICULTOR E AGRICULTORA CONSTRÓI O PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DO PROJETO ATER



Para que a comunicação integrada exista, é preciso um trabalho de análise, planejamento e avaliação, isso foi o que aconteceu na oficina de planejamento das ações do projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), nos dias 22 e 23 de maio na sede da Cooperativa de Assistência a Agricultura familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI), em Jacobina Bahia. Com o objetivo de planejar junto aos agricultores e as agricultoras familiares às ações dos técnicos nas comunidades, visando suas necessidades e anseios, contando com a presença e participação da equipe do projeto ATER técnicos e coordenadores juntos aos agricultores e agricultoras das comunidades de: Caém, Capim Grosso, Jacobina, Jacobina II, Miguel Calmom, Mirangaba, Serrolândia, Várzea Nova, que serão atendidos com a atuação do projeto nas suas produções agrícolas.
O momento iniciou-se com uma mística, onde o objetivo era ressaltar o plantio de uma semente, depositadas nelas as expectativas, esperanças e os desejos dos agricultores e agricultoras para os frutos futuros que as sementes da vida podem germinar. O clima de dinâmica, místicas, contação de histórias e causos, além de samba e muita alegria marcaram os dois dias de evento do projeto ATER executado e realizado pela COFASPI.
{Muito interesse nas Atividades em grupos}
As atividades de planejamento e avaliação foram realizadas com atenção e entusiasmo pelos participantes, na busca de melhorias para a vida no campo. As ações aconteceram em três etapas: na primeira, os grupos se reuniram por comunidades para identificar os pontos fortes e fracos existente nas suas localidades, em seguida apresentaram e socializaram os resultados.

Entre uma apresentação e outra, foi possível enfatizar a presença de um          Representante/Fiscal da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (SETRES), Edson Pinto. Ele que estava avaliando e acompanhando o projeto de apoio as Feiras Agroecólogicas, também desenvolvido pela COFASPI, vendo de perto como esta sendo a produção e o acompanhamento dos agricultores e agricultoras e execução dos projetos Feiras, “a preocupação da Superintendência – SESOL da SETRES é saber como este recurso esta sendo gasto”, relata Edson.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Curso sobre o Gerenciamento de Água para Produção de Alimentos (GAPA) é realizado com a participação e o entusiasmo da comunidade sertaneja de Pilões no Município de Ponto Novo-BA




Nos dias 11 e 12 de Junho do corrente ano, a Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI), realizou por intermédio do “Projeto Mais Água: Captação de Água de Chuva para Produção no Semiárido Baiano”, CONVÊNIO 017/2011 MDS/SEDES - Subconvênio 256/2012 ESTADO/SEDES/COFASPI - um curso de Gerenciamento de Água para Produção de Alimentos (GAPA) na Comunidade de Pilões no Município de Ponto Novo/Bahia, contando com a participação de trinta agricultoras e agricultores familiares.

O curso aconteceu na associação comunitária, se caracterizando como um momento construtivo e de troca de conhecimento, além de ser um espaço para sanar as dúvidas sobre as tecnologias e as responsabilidades das famílias e das comunidades com as mesmas. Os cursos de GAPA são realizados nas comunidades rurais de atuação do projeto com a participação efetiva dos agricultores e agriculturas, público alvo da COFASPI e do projeto.
Esses cursos antecedem a implementação das tecnologias sociais com o intuito de promover a discussão sobre convivência com o semiárido, segurança alimentar e nutricional, gerenciamento de recursos hídricos, agroecologia, organização comunitária, etc., além de apresentar a COFASPI e o projeto na íntegra para as famílias participantes.


A COFASPI preza pela qualificação desses processos de formação que acontecem no período de concretização dos projetos e, os GAPA's seguem essa linha de atuação da cooperativa. No caso de Pilões a celebração cultural popular tomou conta do curso e animou os dois dias de atividades, enquanto as mulheres entoavam as cantigas de roda, os homens puxavam o reis envolvendo a todas (os) em um tradicional samba de roda, resgatando e valorizando as raízes desse povo nordestino por meio de manifestações culturais.

Para Valdinei (Animador de campo do Projeto Mais Água), o curso foi mediado de forma dinâmica e conseguiu envolver o saber e atenção de todas e todos. "A comunidade participou ativamente dos dois dias de curso, possibilitando a retirada de possíveis dúvidas. A comunidade ficou muito satisfeita", afirmou.
A metodologia adotada pela COFASPI, e colocada em prática nesses cursos, prioriza o diálogo, a troca de experiência, a reflexão, as possibilidades e, principalmente, as discussões das potencialidades do semiárido, tendo em vista a implementação dessas tecnologias de captação de água de chuva que minimizam os impactos causados pela estiagem, realidade sertaneja.



Seu Aloísio (Agricultor Familiar da Comunidade de Pilões) afirmou: “ Esse curso foi uma coisa importante que nós nunca vimos em nossa região, com muita informação(...) Esperamos, pra já, que essas tecnologias cheguem em nossas mãos e esperamos em Deus a chuva pra encher  (as tecnologias) e tocarmos nossa produção”.




                                                                                                                                 Texto:Ivanessa Brito
Comunicadora Popular da COFASPI

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Organização e acesso a mercados é o tema no município baiano de Uauá

O grupo da Rota Estratégica de Aprendizagem do Programa Semear visitou a Comunidade Serra da Besta e conheceu cooperados da Coopercuc.


A organização e o acesso a mercados é o tema da experiência da Comunidade Serra da Besta e da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Curaçá e Uauá – Coopercuc, em Uauá-BA, visitadas pelos participantes da Rota Estratégica de Aprendizagem do Programa Semear – Gestão do Conhecimento em Zonas Semiáridas do Nordeste Brasileiro.

O grupo chegou hoje (dia 11), em Uauá-BA, e seguiu para a comunidade Serra da Besta para conhecer a história de lutas e conquistas. Os participantes visitaram as instalações da unidade de beneficiamento de frutas nativas da caatinga, onde são produzidos doces, compotas, sucos e polpas, a plantação de maracujá do mato, a casa do mel e as tecnologias de captação e armazenamento de água - barreiras de trincheira e as cisternas calçadão e de consumo humano.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Cursos de GRH e GAPA estão sendo realizados pela COFASPI



Os cursos de Gerenciamento de Recursos Hídricos-GRH e Gerenciamento de Água para a Produção de Alimentos -GAPA são realizados nas comunidades rurais, com as agricultoras e os agricultores, no momento anterior a implementação das tecnologias sociais de Convivência com o Semiárido, afim de fazer a reflexão sobre o processo de organização da comunidade para a realização dos Projetos e para o fortalecimento da mesma em todas as suas lutas; destacando a importância da união e do diálogo.

Nesse sentido, a COFASPI preza pela realização qualificada desses cursos que cumprem com o papel de formação e diálogo com as famílias, com intuito de discutir a importância das tecnologias sociais, as diversas alternativas de convivência com o nosso clima, que é semiárido, valorizando as experiências construídas pelas agricultoras e agricultores, enfocando a importância de preservação do nosso bioma-caatinga, das águas, bem como, as diversas formas de armazenamento de água que existem como: cisterna de consumo, cisterna calçadão/produção, barreiros, barragens subterrâneas,cisternas dentre outras.

Entre os dias 11 à 17 de Junho estarão sendo realizados 11 cursos de GRH e GAPA, desenvolvidos pela COFASPI através dos projetos “Mais Água: Captação de água de chuva para o consumo humano”,  “P1+2: Programa uma terra e duas águas” e "Projeto Cisternas II: Captação de Água para o Consumo Humano", em parceria com a ASA, MDS,SEDES.

Confira o cronograma dos cursos:

LOCAL
DATAS
Caém-BA
11 e 12/06; 13 e 14/06;
Caldeirão Grande-BA
13 e 14/06; 11 e 12/06;
Saúde-BA
11 e 12/06;
Ponto Novo-BA
11 e 12/06; 14 e 15/06;
Pindobaçu-BA
11 e 12/06;
Filadélfia-BA
12 e 13/06;
Serrolândia-BA
11,12 e 13/06;

RESULTADO FINAL EDITAL DE SELEÇÃO 09/2013




COOPERATIVA DE ASSISTÊNCIA À AGRICULTURA FAMILIAR SUSTENTÁVEL DO PIEMONTE – COFASPI


O Presidente da Comissão de Seleção de Pessoal da Cooperativa de Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte – COFASPI, instituído pela Resolução no 10/2012 de 19/11/2012 da Presidência da Instituição, torna público o resultado FINAL do edital 09/2013 com o objetivo de selecionar 01 (um) profissional, Animador de Campo, para prestação de serviços para a Cooperativa de Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte – COFASPI.

Para mais informações ligar para (74) 3622 0017 e/ou enviar email para cofaspi@yahoo.com.br

CANDITADA(O)
CLASSIFICAÇÃO
Fernanda Oliveira Fernandes

 NÃO CLASSIFICADA
Glaedson Gomes Araújo

NÃO CLASSIFICADO
Jamson Almeida Ramos

NÃO CLASSIFICADO
Uilma da Silva Mendes

NÃO CLASSIFICADA



11 de junho de 2013, Jacobina - BA

Moisés Felix de Carvalho Neto
Presidente da Comissão de Seleção