segunda-feira, 25 de março de 2013

Convite Lançamento Projeto Mais Água


A Cooperativa de Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte – COFASPI tem a honra de convidá-los (las) a participar do Lançamento do Projeto Mais Água: Captação de Água de Chuva para Produção no Semiárido Baiano. O evento realizar-se-á no município de Saúde, dia 04 de abril e tem por objetivo apresentar o Projeto em questão no que se refere aos critérios, à quantidade de tecnologias e abrangência. Sua presença é de fundamental importância para que possamos discutir e construir um Semiárido justo e solidário, dando vazão às suas potencialidades. Contaremos com a participação e presença dos Movimentos Sociais, Sindicatos, Associações, Comissões Municipais da Água, Representantes das Prefeituras Municipais e Secretarias.

Data: 04.04.2013 (quinta-feira)
Local: Centro Paroquial – Anexo à Igreja Católica          Município: Saúde – Bahia      Horário: às 09h00minutos
Todos esses Municípios estão Convidados e envolvidos com o projeto: Caém, Caldeirão Grande, Saúde, Pindobaçú, Ponto Novo e Filadélfia.

Favor confirmar participação ligando nos números (74) 3622 – 0017 (COFASPI) / 9997 – 1616 / 9113 – 1868 / 8823 – 3332 (Nara Lígia – Coordenadora do Projeto).

sexta-feira, 22 de março de 2013

Água: um direito de todos - Nota pública do MAB no Dia Mundial da Água


Neste Dia Mundial da Água, 22 de março, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) vem a público manifestar sua posição em defesa da água como um bem público e direito fundamental dos homens e mulheres.


Vivemos um momento de crise internacional do capitalismo, que tem beneficiado o capital tanto na criação, quanto nas “soluções” das crises. Uma das soluções é o domínio e controle dos bens naturais estratégicos, entre eles a água e os recursos energéticos, cujo objetivo é transformá-los em mercadoria a fim de gerar lucro e acumulação privada em nível internacional.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Semana da Água 2013 de 15 a 22 de Março



A Semana da Água (15 a 22 deste mês), pretendem estimular mudanças de

consciência para a prática do consumo sustentável e de atitudes responsáveis com o meio

ambiente, com a água, diante desse período de estiagem prolongando que estamos

passando. Durante a semana vamos notificar as ações que serão realizadas em nossa região.


quarta-feira, 13 de março de 2013

CARTA CONVITE 01/2013 - Aquisição de Barracas de Feira



CARTA CONVITE Nº­ 001/2013

COFASPI/ Projeto Promoção e Fortalecimento das Feiras Agroecológicas Solidárias no Território de Identidade Piemonte da Diamantina - Estado da Bahia" Convênio 014/2011
À____________________________________________________________________

Prezados Senhores,


1 – PREÂMBULO

1.1 – A Cooperativa de Assistência a Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte - COFASPI, Estado da Bahia, com sede Rua da Aurora, 90, Leader, Jacobina, Bahia nos horários de 08:00h às 12:00h e 13:30h às 17:30h e através do sítio www.cofaspi.blogspot.com, por intermédio da Comissão Permanente de Licitações, instituída pela Portaria nº 009/2012 de 18/10/2012 da Presidência da Instituição e torna público para conhecimento dos interessados que se encontra aberta a Licitação Pública, sob a modalidade CARTA CONVITE, do tipo MENOR VALOR GLOBAL, de acordo com o que determina a Lei Federal nº 8.666/93, as normas legais e regulamentares estaduais

segunda-feira, 11 de março de 2013

Estão abertas as inscrições para o II Fórum Social Mundial de Economia Solidária

Estão disponíveis as diversas fichas de inscrição para o II Fórum Social e Feira Mundial de Economia Solidária, que ocorrerá entre 11 e 14 de julho, em Santa Maria - RS. As fichas devem ser enviadas para o e-mail: projeto@esperancacooesperanca.org.br
Abaixo os links de cada ficha:

sexta-feira, 8 de março de 2013

Projeto de Feiras Agroecológicas Movimenta Agricultores/as Familiares dos Municípios do Território Piemonte da Diamantina



Comercializar os produtos da agricultura familiar em espaço próprio e toda semana não é mais uma realidade distante para as/os agricultores/as do Território de Identidade do Piemonte da Diamantina, na Bahia. Desde o ano de 2003 esta prática vem se tornando frequente na região e com isto garantindo a pequenos agricultores inserção no mercado local. Eles garantem em média 800 reais por mês e com isto uma segurança a mais para continuar produzindo de forma agroecológica.

O  Projeto das Feiras Agroecológicas Solidárias do Piemonte realizado pela COFASPI (Cooperativa de Assistência a Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte) desde 2012, com o apoio do BNB e da SETRE-BA, tem como objetivo estimular e fortalecer através dos Fundos Rotativos Solidários, o grande potencial da agricultura familiar no abastecimento de feiras locais com produção de base agroecológica, dessa forma os alimentos produzidos são limpos, livres de agrotóxicos, com alto valor nutritivo e estão gerando impactos positivos na dimensão sócio econômica, na saúde da população urbana e rural dos municípios. 
Ressalta-se também, sua importância na preservação do bioma caatinga, na cultura regional do semiárido e nos hábitos alimentares tradicionais e camponeses.